06 de Outubro de 2010

Inaugurado o Memorial Cel. Vasco Alves Pereira


Inaugurado o Memorial Cel. Vasco Alves Pereira
Foi inaugurado, no dia 04 de outubro, o Memorial do Legislativo Cel. Vasco Alves Pereira. Em um evento que reuniu lideranças locais, ex-presidentes da Casa, familiares do Cel. Vasco Alves Pereira e servidores da Câmara Municpal, a biografia do patrono do Memorial foi retratada através de uma exposição que abordou diferentes áreas de sua vida, como trabalho, política, família e homenagens recebidas. Além disso, foi apresentado um vídeo com o resumo da biografia do Cel. Vasco Alves Pereira, emocionando os presentes, contendo depoimentos da viúva de Dr. Ruy Coelho Gonçalves, Dona Maura Gonçalves, e do ex-prefeito de Guaíba, Dr. João Jardim.

Durante o evento, foi apresentado O Livro Digital "Resgate Histórico da Câmara de Vereadores de 1926 a 1948", que já está à disposição no site da Câmara e tem por finalidade servir como referência para futuras pesquisas, ajudando na compreensão da história político-administrativa do Município. A Presidenta do Legislativo Municipal, Vereadora Paula Parolli, destacou a importância da criação do Memorial como uma fonte de cultura a serviço da comunidade. "Conhecendo a nossa história, valorizando o passado, construiremos um futuro com mais cidadania", ressaltou.

O Memorial do Legislativo Cel. Vasco Alves Pereira foi instituído a partir do Decreto Legislativo 001/2010, proposto pela Mesa Diretora 2010, e tem por objetivo resgatar e tornar público o acervo histórico e cultural da Câmara Municipal de Vereadores de Guaíba. A escolha do nome do Memorial do Legislativo é uma homenagem ao primeiro Presidente da Câmara, Vereador Vasco Alves Pereira.

A exposição em homenagem ao patrono do Memorial do Legislativo estará à disposição da comunidade para visitação na 14ª Expofeira Centro-Sul, a realizar-se de 13 a 17 de outubro, no Parque Coelhão. Após o evento, ela retornará à Câmara de Vereadores e estará aberta para visitações, agendadas pelo e-mail [email protected].

Clique aqui e acesse o livro digital "Resgate Histórico da Câmara de Vereadores de 1926 a 1948"

Presidenta da Casa Legislativa, Paula Parolli, acompanhada dos vereadores Ortêncio Vogado, 1º Secretário da Mesa Diretora, e Luís Vargas, 2º Secretário da Mesa Diretora e dos familiares do Cel. Vasco Alves Pereira

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: