29 de Setembro de 2010

Saúde em pauta no Legislativo Municipal


Saúde em pauta no Legislativo Municipal
A saúde pública do município de Guaíba foi tema de debate na última sessão da Câmara de Vereadores. Presente em plenário por solicitação do vereador Caio Larréa (PPS),  a coordenadora das Unidades de Saúde de Guaíba, Carla Rebello Vargas, abordou a situação atual das unidades básicas de saúde do Município.

Na oportunidade, a coordenadora fez uma exposição individualizada das situações dos postos do centro, Cohab, Vila Iolanda, Columbia City, Colina, Logradouro, Pedras Brancas, São Francisco e São Jorge, relatando aspectos como número de atendimento efetuados, de fichas distribuídas e relação entre consultas marcadas x não comparecimento dos pacientes.

A coordenadora tranquilizou os vereadores quanto a aspectos como filas e comercialização de fichas nas unidades de saúde. Segundo ela, este problema foi superado, já que, pelos números apresentados, há sobra de fichas. Carla apenas alertou para o fato de haver excesso de procura no Pronto Atendimento (PA), para casos que poderiam ser resolvidos nas unidades de saúde dos bairros. "A população deve se conscientizar que o PA atende os casos de urgência. Para as demais situações, os usuários devem procurar atendimento nos postos próximos ao seu local de moradia", enfatizou. O apelo foi reforçado pela Liliana Altmayer, também presente em plenário.

Em breve, a Secretaria de Saúde retornará a realizar esclarecimentos na Câmara Municipal, por solicitação realizada através de um requerimento da Vereadora Paula Parolli (PMDB), que solicita explicações quanto ao andamento do novo hospital guaibense.

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: