09 de Julho de 2010

PROJARI presta contas para Câmara Municipal de Guaíba


PROJARI presta contas para Câmara Municipal de Guaíba
A Câmara de Vereadores recebeu, na última sessão, dia 06 de julho, a visita da Irmã Nilva Dal Bello, do PROJARI (Projeto Artesanato, Recreação e Informática), que realizou uma prestação de contas sobre a utilização das verbas públicas recebidas pela entidade, que tiveram como destino a construção da sede do Projeto, inaugurada em maio deste ano.

Na oportunidade, foi apresentada uma exposição detalhando cada fase da obra. A Irmã Nilva Dal Bello explicou que o sonho da construção da sede do projeto iniciou em 2007, contando com o auxílio de voluntários e de diversas entidades que apoiaram financeiramente a obra. Dentre esses colaboradores, destaca-se a Câmara Municipal de Guaíba, que contribuiu com a construção da sede através do repasse de 240 mil reais, representando 15,48% da totalidade da obra, que teve mais da metade do projeto concretizado através de verba do Governo Estadual. Além disso, a obra também recebeu doações do Executivo Municipal e de entidades como Rotary Club e Casa da Amizade, entre outras.

Além de expor o destino das verbas, representantes do PROJARI entregaram uma placa a cada vereador, em reconhecimento ao apoio recebido pelo Poder Legislativo. A Presidenta da Casa, Paula Parolli (PMDB), destacou o trabalho das Irmãs e lembrou dos primeiros passos para a concretização da obra. O vereador Luís Vargas (DEM), autor da proposição que convidava as Irmãs para a prestação de contas, ressaltou que a iniciativa partiu da própria coordenadora do projeto, que fez questão de apresentar em plenário a utilização da verba recebida. "O convite feito ao PROJARI não foi uma imposição do Poder Legislativo e sim um pedido da Irmã Nilva, sendo que é uma satisfação enorme poder contar com uma lição de transparência", ressaltou Vargas.

Em tribuna, o vereador Arilene Pereira (PTB) destacou a importância do projeto no contexto atual de crescimento da cidade. "Guaíba hoje talvez seja um dos municípios que mais vai receber investimentos e geração de emprego, e esse Centro de Referência que foi construído irá qualificar quem mais precisa", destacou, enfatizando que o PROJARI é um exemplo para o Estado e para o Brasil.

O vereador Luís Ernani Alves "Chacrinha" (PMDB) ressaltou a importância da força da comunidade para a concretização deste projeto. "A comunidade se engajou e o Poder Legislativo também: foram 240 mil reais de recursos investidos, oriundos das verbas que sobravam no final do ano e eram repassados ao PROJARI", lembrou.

A vereadora Cleusa Souza (PMDB) destacou a emoção com o trabalho das Irmãs e demonstrou a gratidão ao grupo que levou adiante o projeto. "Nós temos muito o que agradecer ao PROJARI, e iremos sempre dever muito às Irmãs pelo belíssimo trabalho que elas têm feito na nossa cidade. Guaíba agradece por vocês existirem", afirmou, emocionada.

O vereador Antônio "Sarrafo" Santos (PTB) também lembrou do exemplo de projeto social que o PROJARI tornou-se, sendo referência em todo o Estado. "Com certeza esse é um dos melhores trabalhos sociais do Rio Grande do Sul, feito por quem realmente prioriza o amor aos seus semelhantes", afirmou.

O forte envolvimento social de toda a comunidade do Bairro Bom Fim também foi destacado pelo vereador Orassi Carlos Nunes Orestes (PP). "Admiro os moradores do Bom Fim, pois sei das dificuldades de reunir pessoas em torno de um objetivo", destacou.

José "Campeão" Vargas (PTB) lembrou da trajetória das Irmãs e recordou o quão distante parecia a realização do sonho da sede própria, no início dos trabalhos, destacando a atuação do ex-prefeito Manoel Strighini, que sempre colocou o projeto como uma obra prioritária para o Município.

Presente na sessão, o vice-prefeito Marcelo Reinaldo ressaltou o crescimento do trabalho das Irmãs, enfatizou os novos desafios que virão pela frente. "A partir de agora, partimos para um segundo momento, que é o de custear toda essa estrutura e mantê-la funcionando", afirmou, comprometendo-se em seguir se esforçando para que isso aconteça.

PROJARI - O PROJARI é um projeto criado, implantado e mantido pela Associação Educacional São José. A iniciativa da criação do Projeto ocorreu em 1987 e se deve às Irmãs da Associação Educacional São José, residentes em Guaíba, sob a coordenação da Irmã Nilva Dal Bello em colaboração com as Irmãs Ângela, Laura e Veridiana.

O Projeto proporciona um conjunto de atividades de caráter sócio educativo, artístico, informativo, cultural, profissionalizante e de lazer, sob a forma de cursos e oficinas, oferecendo alternativas de vivência e desenvolvimento das potencialidades de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

 

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: