02 de Junho de 2010

Projeto prevê economia com número de vereadores e garante representatividade da comunidade


O vereador José "Campeão" Vargas (PTB), apoiado pelos vereadores Caio Larréa (PPS), Ortêncio Vogado (DEM), Luís Vargas (DEM), Paula Parolli (PMDB) e Orassi Orestes (PP), apresentaram na Câmara Municipal o Projeto de Lei que institui o número de treze vereadores no município de Guaíba para as próximas eleições.

Um novo número de vereadores foi determinado para as Câmaras Municipais de todo o Brasil, pelo Congresso Nacional no ano de 2008, tendo sua validade para as eleições municipais de 2012. Porém ficou determinado que sejam os próprios parlamentares municipais que regulamentem, de acordo com o senso nacional, o número de vereadores que cada cidade terá a partir de 2013.

De acordo com as previsões para o novo senso e sua relação com a nova lei federal, Guaíba poderá ter até 17 vereadores. Mas, observando a vontade da comunidade e entendendo as dificuldades financeiras que o Município passa, foi do entendimento dos vereadores estabelecer um número menor, porém representativo, e que priorize pela qualidade dos legisladores.

Para os parlamentares, o número de treze vereadores aumenta a representatividade da comunidade na Câmara e respeita a vontade da sociedade. Além disso, será prezado o bom uso do dinheiro público, pois certamente o aumento excessivo do   número de vereadores acarretaria em aumento do custo geral da Câmara, com gastos de estrutura, telefone, assessores, salários, etc., o que tornam a casa inchada e ineficaz. "Considero que treze é um bom número de legisladores, pois aqueles que se elegerem terão a representatividade do voto e posteriormente estrutura para poder realizar o seu trabalho e prestar contas à comunidade", argumentou José "Campeão" Vargas em discurso na tribuna da Câmara durante a apresentação do projeto.

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: