26 de Maio de 2017

Comissão Especial da APAE e Secretaria Municipal de Saúde buscam solução financeira para a entidade


Comissão Especial da APAE e Secretaria Municipal de Saúde buscam solução financeira para a entidade

A Comissão Especial da APAE, presidida pelo Vereador Dr. João Collares (PDT), representado pelo Assessor Fabrício Carvalho, juntamente com os demais Vereadores e membros da Comissão, Professora Claudinha Jardim (DEM), Florindo Motorista (PSD), o Presidente da APAE Guaíba, Edyo Campos e seus Diretores, Renan Varela, Rogenio Cavallar e Antonio Carlos Gomes, realizaram uma audiência com o Secretário Municipal de Saúde, Itamar Costa.

O encontro foi uma ação conjunta da Comissão Especial da APAE e a entidade, com a finalidade de buscar o aporte de verba pública através da pasta da Saúde. Hoje o atendimento clínico na APAE é integralmente bancado pela própria, que passa por grandes dificuldades financeiras.

Segundo o Presidente da APAE, Edyo Campos, “muitas vezes tem-se que optar entre pagar a folha ou disponibilizar o atendimento, situação que tentamos amenizar através de eventos, jantares e galetos, onde a comunidade também faz a sua parte, ajudando a APAE”.

Atualmente, o custo anual com atendimento clínico é de aproximadamente R$ 110.000,00, realizando mais de 8.000 intervenções, com um custo médio, por atendimento, no valor de R$ 13,34. Portanto, é de vital importância esse aporte financeiro por parte do Executivo, para a manutenção deste serviço, através de convênio com a Secretaria da Saúde.

A APAE esclarece que já realizou as adaptações no Plano de Trabalho, exigências da legislação vigente.

“Estamos buscando viabilizar um aporte financeiro por parte da Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade de trazermos uma melhor qualidade de vida aos pacientes e seus familiares e isso é um investimento que não tem preço. Destina-se verbas para revitalização da orla, com liberação de wifi gratuito, entre outros. Por esta razão acreditamos na sensibilidade do Prefeito Sperotto e do Secretário Itamar, para disponibilização dessa verba destinada a este trabalho, que é na realidade um serviço público de saúde, que no final das contas é uma das obrigações do Poder Público, conforme determina a Constituição e a Lei Orgânica Municipal. Agora, a Comissão Especial da APAE aguarda o retorno por parte do Executivo Municipal para essa demanda que além de legítima é essencial para a continuidade deste importante trabalho social disponibilizado em nosso município”, declarou o Vereador Dr. João Collares.

Texto e foto: Fabrício Carvalho (PDT)

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: