31 de Março de 2017

Presidente do Legislativo recebe carta de renúncia da Vereadora Luciana Kubiaki


Presidente do Legislativo recebe carta de renúncia da Vereadora Luciana Kubiaki

No fim da tarde desta quinta-feira (30), a Câmara de Vereadores de Guaíba recebeu o carta de renúncia da Vereadora Luciana Kubiaki (PSD), assinada por ela e entregue por seus advogados. No corpo do texto, endereçado ao Presidente do Legislativo, Dr. Renan Pereira (PTB), Luciana Kubiaki comunica sua “renúncia expressa ao mandado de Vereadora e membro do Poder Legislativo Municipal que lhe foi outorgada nas urnas pelo eleitorado deste Município, no pleito eleitoral de 2016, em caráter irrevogável e irretratável, com efeitos imediatos”. Luciana ainda complementa registrando que “esta renúncia é motivada para o exercício de maneira tranquila, lídima e transparente da minha ampla defesa, amparada no Art. 5º, LV da Constituição Federal, em fatos que a mim estão sendo imputados e são de amplo conhecimento de todos na sociedade”.

A carta de renúncia da Vereadora Luciana Kubiaki chegou logo após o Mandado de Segurança, solicitado por seus advogados e que buscava a suspensão dos efeitos da CPI, ter sido negado pela justiça. Para o Presidente da Câmara, Dr. Renan Pereira, os motivos que levaram ao pedido de renúncia por parte da Vereadora foram muito claros. “Após ter sido negada sua solicitação para anular a CPI, ela percebeu que não haveria mais nada a ser feito. Diante dos fatos apurados até o momento, certamente a Comissão Processante solicitaria a cassação de seu mandato em Plenário, sendo que os colegas Vereadores provavelmente votariam de forma unânime pela anulação de seus direitos políticos. É algo lastimável todo esse acontecimento perante a sociedade, porém isso serviu para mostrar a população que não iremos tolerar quaisquer irregularidades praticadas por agentes políticos, sejam eles atuantes dos Poderes Executivo ou Legislativo”, declarou Dr. Renan.

Desta forma, a Comissão Processante, que havia sido formada para dar continuidade no trabalho iniciado pela CPI, será desfeita e o processo arquivado, visto que o seu objetivo visava a conclusão da investigação contra a Vereadora, o que resultaria na absolvição ou cassação do seu mandato. Como Luciana optou por renunciar, a Comissão Processante perde o sentido e sua continuidade não é mais necessária.

A partir da renúncia da Vereadora Luciana Kubiaki, o Vereador Florindo Motorista (PSD) é quem assume de forma definitiva sua cadeira no Legislativo, deixando a suplência do partido e passando a ser parlamentar por direito.

Texto e foto: McGiver Silveira  

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: