04 de Dezembro de 2023
Celebração de 1º ANO DO CRAM JUSSARA BRITO
Na noite desta quinta-feira. 30, aconteceu no Plenário Jonas Xavier, da Câmara de Vereadores de Guaíba, o ato comemorativo de um ano (1) ano do Centro de Referência de Atendimento à Mulher- Jussara Brito.
Inaugurado em 25 de novembro de 2022, o Centro é um espaço estratégico de enfrentamento à violência contra as mulheres e visa a ruptura da situação de violência e a construção da cidadania das mulheres.
Por meio de atendimento intersetorial e interdisciplinar, com apoio psicossocial e jurídico, às mulheres vítimas de violência, o CRAM tem como finalidade assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar ações, programas e projetos voltados à mulher.
Representando o Legislativo, o vereador Marcos SJ salientou sobre o debate do tema ser amplamente divulgado, e que é dever dos governantes apoiar esse trabalho de grande relevância para o município.
“O CRAM é uma grande conquista desta gestão, algo que por muitos anos foi aguardado e esperado, e ter hoje essa ferramenta e essa rede de fortalecimento é de extrema importância para o município”. Relatou a Secretária de Políticas para Mulheres, Família e Direitos Humanos, Letícia Maidana.
“Não havia uma expectativa alta sobre como funcionaria esse trabalho um ano atrás, porém nesse 1 ano de trabalho, mais de 1.500 mulheres foram atendidas em menos de 1 ano, e isso reflete a necessidade que nossa cidade tinha de um serviço como este”. enfatizou o Secretário de Assistência Social, Norberto Guimarães.
“Nosso trabalho é repleto de dias difíceis, mas nossa equipe tenta trazer leveza ao tratar desses casos, pois o acolhimento é a base de tudo que fazemos, então preciso agradecer a equipe responsável por todo esforço envolvido e dedicação ao realizar os atendimentos”, declarou a Coordenadora da Média Complexidade, Fabiane Belini.
“Uma rede que funciona acolhe, traz credibilidade e por isso as mulheres procuram, porque não é apenas conversar é uma vida que precisa de cuidado, e encontra um conforto nesse trabalho”. Relatou a Vice-Prefeita Claudinha Jardim.
O Centro funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.