01 de Agosto de 2022

Reajuste do Catamarã - Vereadores protocolam Pedido de suspensão de reajuste de passagens concedido em março deste ano


Reajuste do Catamarã - Vereadores protocolam Pedido de suspensão de reajuste de passagens concedido em março deste ano

Os vereadores Manoel Eletricista (PSDB), Miguel Crizel (UB) e Marcos SJ estiveram no Ministério Público de Guaíba na última semana protocolando o pedido de suspensão no reajuste de passagem da travessia Guaíba/ Porto Alegre, via transporte hidroviário concedido em março deste ano. (foto)

Na ocasião, a Metroplan aprovou reajuste de 20% da tarifa passando de R$ 12,50 para R$ 15,00 o trecho. Como argumentação os parlamentares fundamentam o documento alegando que, além da crise econômica que assola as atividades econômicas no país, em especial a população guaibense é afetada pelo alto custo da mesma como forma de manter a empregabilidade.

Também é mencionado que foram aprovadas as Moções de Repúdio 005/2022, de autoria do vereador Dr. João Collares (PDT) e 009 de autoria do vereador Miguel Crizel (UB), ambas emitidas em março com endereço a Metroplan, que até o presente momento não foram respondidas pela mesma.

No entanto, no dia 18 de julho do corrente ano foi recebido pelo Poder Legislativo, documento da AGERGS (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul), estatal que regulamenta as solicitações de aumentos de cobranças dos serviços públicos concedidos para a iniciativa privada, como no caso da empresa CATSUL.

Conforme ofício 120/2022 enviada pela mesma é informado que alteração no novo valor praticado pela empresa concessionária não teve sua aprovação e pede a Metroplan cópia do processo que autorizou o reajuste. No mesmo documento solicita, ainda, suspensão imediata dos preços praticados majorados.

Como desde abril de 2022 tanto a CATSUL como a Metroplan não se manifestaram quanto à redução de tarifas, os parlamentares Manoel Eletricista (PSDB), Miguel Crizel (UB) e Marcos SJ decidiram protocolar junto ao Ministério Público de Guaíba um ofício pedindo providências uma vez que o aumento das passagens praticado ficou bem acima da inflação do período que foi de 10,54%.

 

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: