27 de Novembro de 2018

Compositor do Hino de Guaíba é velado no Plenário do Cipreste


Compositor do Hino de Guaíba é velado no Plenário do Cipreste

A Câmara de Vereadores de Guaíba manifesta pesar pelo falecimento de Antônio Ronolfo Nasário, 87 anos, ocorrido no domingo (25). O velório ocorreu ao longo da manhã de segunda-feira (26), no Plenário do Cipreste e a cerimônia de enterro foi realizada à tarde no Cemitério Municipal.

Nasário compôs o Hino Guaibense em 1972, musicado pelo advogado Orley Taege, durante o mandato do prefeito João Salvador de Moura Jardim. A composição foi eleita num concurso criado pela prefeitura que, além do hino, escolheu a nova bandeira do município.

A letra do hino de Guaíba homenageia os mais importantes símbolos da cidade - o Cipreste, o rio Guaíba, a ilha da Pólvora -, além de destacar um dos principais líderes da Revolução Farroupilha, José Gomes de Vasconcelos Jardim, presidente da República Rio-Grandense em 1836 durante a Guerra dos Farrapos (1835 – 1845).

Antônio Ranolfo Nasário deixa a esposa, Ana Feltrin Nasário, os filhos Maria Celeste Nazário Bringhenti e Roosevelt William Nasário e quatro netos.

Texto: Sandro Boschetti – Relações Públicas

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: