28 de Agosto de 2018

Apresentações artísticas na Praça Gastão Leão encerram II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência


Apresentações artísticas na Praça Gastão Leão encerram II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

Uma caminhada entre o Parque da Juventude e a Praça Gastão Leão, seguida de apresentações artísticas encerraram, no sábado (25), a II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência.

O evento de encerramento teve início na área verde do Parque da Juventude, onde reuniram-se, no começo da tarde de sábado, a prefeita em exercício, Cleusa Silveira, os secretários de Assistência Social, Chacrinha Alves, de Educação, Virgínia Guimarães e de Comunicação e Ação Comunitária, Pedro Tavares, a presidente do Legislativo e da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, vereadora Fernanda Garcia (PTB), representantes da APAE Guaíba, Ulbra Guaíba e da APNE, além de familiares e amigos.

A Praça Gastão Leão, local de enceramento da Semana, foi palco de apresentações da Banda do Barulho, coordenada pelo professor João Medeiros e formada por jovens e adultos com deficiência e seus familiares, todos frequentadores do Centro de Referência de Assistência Social Sementes do Amanhã, e do Coral do Município.

A tarde ainda reservou espaço para a apresentação artística de patinação do jovem Yago e uma coreografia da música Trem Bala, de Ana Vilela, feita pelas crianças da APNE juntamente com suas mães, sob orientação da coreógrafa Jéssica Finger. Da mesma forma como aconteceu ao longo da semana, todas as atividades de sábado tiveram intérpretes de Libras.

“A 2ª edição da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência foi especial. O seu tema – Vencendo barreiras: o protagonismo da pessoa com deficiência – foi realmente vivenciado ao longo da semana, por jovens e adultos que fazem a diferença e são protagonistas de suas histórias. Vimos famílias felizes e emocionadas por verem seus filhos se superando e ensinando aos “ditos normais” o que é o amor, o companheirismo, a pureza das amizades sem o menor interesse. Enfim, temos muito que aprender com eles. Sabemos e reconhecemos que ainda estamos longe da verdadeira inclusão de fato, mas descobrimos nesta semana que muito sim tem sido feito. A caminhada é longa, mas estamos no caminho”, declarou com entusiasmo a parlamentar Fernanda Garcia.

Texto: Sandro Boschetti – Relações Públicas / Foto: Adriana Abreu – Assessora Parlamentar

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: