10 de Outubro de 2011

São eleitos os vereadores mirins


A comissão formada pelos professores Vera Robalo, Valdir do Carmo, Janaína Macedo, Loeci Jussara Kramm Levandowski e Morgana Nitsche, professores das redes municipal e estadual, e o assessor de bancada do DEM, Bayard da Fonseca, representando a Câmara Municipal, escolheram as dez redações vencedoras do Concurso Vereador Mirim, que foi realizado pela primeira vez em 1993, na presidência do vereador Caio Larrea, seguindo lei do vereador já falecido Antonio Cattani, em 1992.
Foram escolhidas as redações dos seguintes alunos:

Trabalhos escolhidos

Como obteve o primeiro lugar, a aluna Vitória Saratt Prusch, de 12 anos, que cursa a 6ª série da EMEF José Carlos Ferreira, assumiu a presidência da Câmara; Mirela Pinzón Gaspareto, de 13 anos, da 7ª série da Escola Padre José Eichelberger, ficou como vice-presidente. O aluno Carlos Eduardo Maydana da Silva da 8ª série da Escola Santa Rita de Cássia, assumiu a secretaria geral da Câmara e Gilderlania Freire Figueiredo, na Mesa como secretária.
Foram escolhidos ainda os trabalhos dos alunos Lucas Medeiros Nunes, 6ª série, da Escola Municipal Darcy Berbigier; Igor Medeiros dos Santos, 7ª série da Escola Municipal Arlindo Stringhini, Fancine da Silva Linch, 8ª série da Escola Estadual Itororó; Diogo de Freitas Maia, 8ª série da Escola Estadual Liberato Salzano Vieira da Cunha, Caroline Petitemberg, da 7ªsérie da Escola Municipal Teotônio Vilella, e ainda Pamela Chirotti becker Souza, 8ª série da Escola Rio Grande do Sul.

Palavras da presidente Vitória

A Presidente Mirim, Vitória Saratti Prusch, mostra uma seriedade muito além dos seus 12 anos: está preocupada com o futuro de Guaíba; disse que a cidade está crescendo sem maternidade pública, as ruas estão esburacadas e sem asfalto, e "logo, logo a Copa está aí, aqui ao lado, em Porto Alegre". Vitória confessa que não fazia ideia do que fazem os vereadores, muito menos as atribuições de cada membro da mesa. Achava que na Câmara não se fazia nada. Com certeza está saindo com uma visão muito diferente pelo que viveu e aprendeu. Seu sonho maior é ser advogada e, quem sabe possa candidatar-se a vereança aos 18 anos ou até mesmo a prefeitura: "A experiência ficará marcada em minha vida". Vitória lembrou que muita gente pensa que todos os políticos são corruptos, agora entende que sempre há pessoas boas.

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: