22 de Junho de 2018

Guaíba recebe o 162º Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades


Guaíba recebe o 162º Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades

A cidade de Guaíba recebeu, na quinta-feira (21), o 162ª Fórum Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, promovido pela FADERS com o apoio da Prefeitura de Guaíba, Câmara de Vereadores, ULBRA, APAE, Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Coordenadoria de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS. O evento ocorreu no auditório da ULBRA e englobou todos os municípios da região Costa Doce, reunindo gestores públicos, entidades representativas, profissionais de diferentes áreas e a sociedade em geral para debater e propor alternativas, a fim de implementar políticas públicas, potencializando ações afirmativas para a acessibilidade e inclusão social deste segmento.

Os vereadores Juliano Ferreira (PR), Fernanda Garcia (PTB) e Claudinha Jardim (DEM) prestigiaram o fórum que teve também a presença do prefeito de Guaíba, José Sperotto, sua vice, Cleusa Silveira, além dos secretários de Assistência Social, Luis Ernani Chacrinha, de Turismo, Desporto e Cultura, Claudia Mara, de Educação, Virgínia Guimarães e de Comunicação e Ação Comunitária, Pedro Tavares.

Ao longo do evento, foram apresentados dados acerca da efetivação das políticas públicas que geram acessibilidade e inclusão para este segmento populacional na região Costa Doce, no intuito de promover a integração destas informações e destas políticas com os demais municípios do estado.

Os gestores debateram a importância do trabalho em rede entre o estado e Guaíba para a eficácia do atendimento às pessoas com deficiência e altas habilidades, com informações sobre o funcionamento e acesso as redes de saúde, assistência social, trabalho e educação inclusiva do estado na região de abrangência do município. O papel essencial da família no processo de inclusão social foi outro dos temas debatidos ao longo do fórum.

“É através de eventos como este que vamos avançando, pouco a pouco, para uma sociedade mais inclusiva. As mudanças não têm de partir somente dos políticos ou das pessoas que trabalham com pessoas com deficiência, mas de toda a sociedade, assim teremos condições de derrubar as barreiras, todas, não apenas as arquitetônicas, mas especialmente as barreiras geradas pelas atitudes com às pessoas com deficiência. Eventos como o de hoje são de grande valia para que tenhamos uma inclusão de verdade, não apenas porque está na lei, porque é obrigação do estado, ou do município, mas porque todas as pessoas com deficiência têm o direito de estar em qualquer local, em qualquer segmento da sociedade”, destacou com entusiasmo a vereadora Fernanda Garcia.

Texto: Sandro Boschetti – Relações Públicas / Foto: FADERS

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: