Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 132/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Florindo Motorista PP 31/08/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de dar a denominação definitiva para nove ruas do Loteamento Araucária no bairro Passo Fundo.

JUSTIFICATIVA

A presente proposta legislativa visa nomear nove ruas do bairro Passo Fundo em Guaíba, mais precisamente no novo Loteamento Araucária, com o nome de nove pessoas já falecidas, com o fito de homenageá-las.

Salientamos respaldo na lei 1.036/1991, em especial no artigo 1˚, §1˚ que afirma que, no caso de via pública sem moradores, COMO NO CASO DESTE PROJETO, basta declaração do proponente afirmando que a referida via pública não possui moradores, visto que caso houvessem, seria necessário documento escrito e assinado pelos moradores da via pública a ser nomeada, fornecendo sua anuência, diferentemente do que ocorre neste Projeto de Lei, tendo em vista se tratar de Loteamento novo, chamado Loteamento Araucária, no bairro Passo Fundo, que não possui moradores.

Desta forma desejamos homenagear pessoas que deixaram seu legado na cidade de Guaíba.

São elas:

1) LUIZ RODRIGUES

2) OLI NASCENTE DA SILVA

3) ANTONIO DE SOUZA

4) JOSÉ LUIZ LASTA

5) ARGEMIRO RODRIGUES

6) FLÁVIO FERRAZ

7) MARLENE QUADROS PEREIRA

8) SULI SOARES

9) JOSÉ ROSALES

LUIZ RODRIGUES, nascido no município de Encruzilhada do Sul, veio para Guaíba no ano de 1961, onde começou a trabalhar como fiscal de cinema, na Warner Bros Produções, pelo período de 5 anos, logo após abriu seu estúdio de fotos, no bairro Ermo, e trabalhou por 10 anos na empresa Borregard, atualmente CMPC Celulose Riograndense, mas ficou conhecido no município de Guaíba, quando começou a trabalhar com próteses dentárias, daí o nome Luiz Rodrigues, foi casado com Luíza Rodrigues da Silva, vindo a falecer no dia 28 de junho de 2010.

OLI NASCENTE DA SILVA, Sócio fundador do mercado Portão da Alegria, por volta de 1976, foi proprietário do Mercado Tio-Chico no bairro Alegria, em 1978, Sócio do açougue e mercearia Pires em 1974 e fundador da Linha Centro - Bom Fim que era feito por dois veículos Kombi. Falecido em 15 de dezembro de 2005.

ANTÔNIO DE SOUZA, veio para Guaíba no ano de 1990, pois escolheu Guaíba como sua cidade do coração, foi proprietário de Circo por muitos anos, vindo a rodar por vários estados do Brasil, junto com sua esposa Elizamara de Souza, com quem formou uma grande dupla musical. Falecido em 26 de agosto de 2018.

JOSÉ LUIZ LASTA, Foi um dos primeiros moradores do bairro São Francisco, mas residiu parte de sua vida no bairro Colina, de onde ia todos os dias trabalhar na empresa Bolognesi, quando saiu da empresa, abriu seu próprio negócio, um mini-mercado onde auxiliou muitas pessoas com ações sociais no bairro Colina. Falecido na data de 14 de Julho de 2002.

ARGEMIRO RODRIGUES, Nascido na Serra do Herval, mas morou grande parte de sua vida na cidade de Guaíba. Exerceu por muitos anos no ramo de transportes em Guaíba, sendo muito conhecido e querido por toda a comunidade.

FLÁVIO FERRAZ, Casado com Maria Armeli Pinheiro Ferraz, pai de dois filhos biológicos, Malvio Pinheiro Ferraz e Elisiane Ferraz e Silva, e pai adotivo de Gabriel Bibiano de Souza, natural de Encruzilhada do Sul, veio para Guaíba em 1981, trabalhou na fazenda Gerdau, e na fazenda Zafari, todas situadas em Guaíba e fez parte da patronagem do CTG Darcy Fagundes.

MARLENE QUADROS PEREIRA, Residiu por cerca de 67 anos em Guaíba, uma das primeiras moradoras do bairro Columbia City, pessoa de grande influência na comunidade local, trabalhou por muitos anos na empresa Geral, casada e mãe de 4 filhos. Falecida em 01 de Maio de 2009.

SULI SOARES, Nascido em 1 de Janeiro de 1942, no município de Canguçu, em 1970 mudou-se para Guaíba com a família, fixou residência na Vila Jardim, deu início à vida de industriário na empresa Pedras Brancas, um dos co-fundadores do CTG Darci Fagundes, sendo o 1˚ Patrão. Era Gaiteiro e apaixonado pelo tradicionalismo. Faleceu no dia 13 de Junho de 2019.

JOSÉ ROSALES, conhecido como Zé dos cachorros e das melancias, iniciou os trabalhos sociais voluntários no Grupo que hoje é chamado de Anjos sem Asas em Guaíba. Natural da Barra do Ribeiro, chegando 1979, um dos mais antigos moradores do bairro Alvorada, casado com Eva Terezinha da Silva Rosales, criava cerca de 70 cães, 47 gatos, 3 cavalos e muitos outros animais, era protetor dos animais.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilFLORINDO RODRIGUES DOS SANTOS:38449773091
24/08/2021 15:29:38
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOSE LUIZ AVELINE ZANELLA em 24/08/2021 ás 15:24:40.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 002617c29e27800f8a453c8ade0d03b6.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 97780.