Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 409/2021 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. João Caldas PDT 10/08/2021

O Vereador que este subscreve requer, junto ao Executivo Municipal, através da Secretaria Competente, informar se ha a possibilidade de realização de Estudo de Viabilidade Técnica para reorganização e revitalização de praças e parques no âmbito do município, conforme segue:

  1. Devolver os espaços públicos de uso comum, organizados e revitalizados aos cidadãos e cidadãs, a partir de intervenções que o tornem mais seguro e adequado ao lazer;
  2. Revitalizar todas as praças da cidade, com o cuidado em preservar suas características originais;
  3. Reorganizar os espaços públicos de uso comum, revitalizando as diversas estruturas, reforçando a iluminação e implantando projeto paisagístico, entre outras medidas que estimulem as pessoas a se apossarem de um espaço que lhes pertence de direito.
  4. Estabeleça diretrizes para a reserva de áreas públicas, para a preservação ambiental e revitalização dos espaços novos e antigos.

Justificativa:

Com o crescimento urbano e populacional que passa a nossa cidade, com a chegada de novos condomínios e loteamentos, remediar problemas exige esforço e investimentos, muitas vezes altos. Uma cidade que cresce sem planejamento e não incorpora no seu uso do solo áreas verdes de uso livre e preservação ambiental terá muita dificuldade para fazê-los em outro momento.

Em todos os bairros da nossa Cidade, em especial os mais periféricos, há muitos espaços públicos que estão abandonados, onde há muito tempo as comunidades reivindicam intervenção para criar um local de convivência mais harmonioso

A urbanização dos espaços, com plantio de flores, instalação de bancos e equipamentos de lazer, além de reforço da iluminação, transforma uma área abandonada num ponto de encontro e eleva a autoestima das comunidades.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilJOAO CARLOS DA SILVA CALDAS:36367974091
05/08/2021 17:35:18
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 04/08/2021 ás 14:31:27.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 1081fdcafc58c07d22f8232a9b585afd.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 96368.

Adendo proposto por Ver Alex Medeiros
Solicita que a Chefe do departamento de Praças e Parques envie um relatório sobre o que ja foi feito e o que esta sendo planejado por este setor.

10/08/2021

Aprovado com Adendo por unanimidade
11/08/2021