Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 123/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Ernani Chacrinha MDB 17/08/2021

PROPOSIÇÃO N.º

ESPÉCIE: PROJETO DE LEI

PROPONENTE:

PARTIDO:

SESSÃO:

VER. ERNANI CHACRINHA

MDB

//2020

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de dar a denominação definitiva a uma rua do bairro Parque 35, Loteamento Guaíba Park

JUSTIFICATIVA

A presente proposta legislativa de nomear uma via pública, atualmente chamada de Rua 07, no bairro Parque 35, loteamento Guaíba Park, com o nome de Vilmar Canut Pires tem por objetivo homenageá-lo de maneira singela.

Vilmar Canut Pires , natural de Formigueiro , nascido no dia 05 de março de 1947,  foi casado com Maria Jussara e teve dois filhos Sandro e Jussara veio residir em Guaíba na década de 60, aonde se tornou cabeleireiro e referencia  em seu oficio no município. Inserido numa área marcada cada vez mais por novas tendências nos últimos anos, ele se mantém atualizado, ao lado do filho Sandro e do sobrinho Ricardo, com um salão que sempre está atento às novidades em tecnologia e técnicas, mais carrega consigo uma identidade construída durante décadas, baseado na amizade com os clientes, na dedicação e na excelência.

As tesouras, aliais, estão no sangue da família, como ele mesmo diz. O tio Alcebíades, pai de Ricardo, era barbeiro e proprietário de um salão na rua Cônego Sherer.

Desde menino, Vilmar tomava a barca em Porto Alegre, onde residia, para passar alguns dias por aqui. O salão do tio era um dos ambientes preferidos. O oficio do tio naturalmente, acabou forjando o encantamento no menino e a inclinação para a futura profissão, já com 16, passou um ano de aprendizado em um salão no bairro Ermo, na antiga Rua Rapadura, hoje Breno Guimarães. Quando Alcebiades entedeu que ele estava pronto, levou-o para trabalhar consigo no salão Canut, ao lado do tio, foram 17 anos, observando e aprendendo o dia a dia sobre o oficio, “ A gente tinha um laço forte, ele foi meu pai de criação posso dizer , acabei indo trabalhar com ele”.

Após seu casamento mudou se para São Paulo e matriculou-se no principal curso para cabalereiro por lá “ Foi por lá inclusive que Vilmar começou a estruturar seu futuro salão em Guaíba”   Comprou equipamentos e investiu parte das economias para reformar o salão do tio e inaugurou então o primeiro salão de cabelereiro do município. Na época foi uma grande novidade e o sucesso .

Sucesso esse que funciona em nossa cidade por mais de 60 anos , atualmente com o filho e sobrinho na frente.   

  

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 29 de Julho de 2021.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilLUIS ERNANI FERREIRA ALVES:26303620000
29/07/2021 16:19:28
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por RENATO PASSOS em 29/07/2021 ás 16:18:11.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 0c121d27b368ccac315e9444164a55ec.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 95877.