Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 026/2014 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Antonio Sarrafo dos Santos PTB 05/08/2014

Justificativa de Projeto de Lei

 “Institui a Semana Municipal da Família no município de Guaíba e dá outras providências.”

            A família, geralmente, é nossa primeira experiência de vida em comunidade. Nela começamos a estabelecer e vivenciar os modelos de relações interpessoais, Nela começa a formação das bases éticas, sociais e morais que irão nortear a formação da personalidade e da capacidade de interação social. É na família que começamos a identificar que o nosso querer e o nosso poder têm limites, que precisam ser identificados e respeitados e que o convívio em sociedade tem regras, virtudes e oportunidades, indispensáveis para a harmonia e o bem estar social. É na família que, literalmente e de forma simbólica, damos os primeiros passos como cidadãos.

            Em cada discussão sobre educação e em cada noticiário constata-se a carência de valores. Nos casos de insubordinação; nos casos de violência e desrespeito com educadores, professores, funcionários de escola e colegas; na violência generalizada e sem escrúpulos que os meios de comunicação nos despejam todos os dias; na violência contra a mulher que lidera as queixas nas delegacias; nos casos de “Bulling” tão debatidos e comentados em diferentes setores da sociedade.

            O presente projeto visa criar um ambiente propício, envolvendo toda a sociedade guaibense num processo de reflexão e esclarecimentos, capaz de oferecer suporte e orientação para as famílias, buscando fortalecer os laços familiares e a formação ética, moral e cidadã. Ao aprovar este projeto, estaremos proporcionando um momento de união para reflexão, questionamentos e criação de soluções e alternativas aos problemas enfrentados pelas diferentes estruturas familiares. O apoio dos poderes constituídos, dos círculos religiosos, educacionais, assistenciais, sociais e empresariais é de fundamental importância à consolidação dos laços familiares e da família como a base de nossa sociedade. A proposta que ora apresentamos é a de criação de um mutirão pela família e por uma educação baseada em valores éticos e morais responsáveis e que promovam o bom convívio social.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, __ de _________ de 201__



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por em 28/07/2014 ás 15:49:11.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 239c339c6b9c5e60403c2984aaabb516.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 9488.