Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 107/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Tiago Green CIDADANIA 13/07/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de dar denominação ao Ginásio Esportivo Municipal localizado no bairro Jardim Iolanda, que passa a se chamar Marcos Antonio Nunes Pereira (Pato Roco).

            Marcos Antonio Nunes Pereira, nascido em 07/06/1967, na cidade de Guaíba, filho de Marciano Pereira e Ereny Nunes Pereira, foi criado junto com seus irmão Márcia e Marcelo, tendo 2 filhos biológicos e 3 enteados, Barbara, Mauricio, Matheus, Patrick e Mauro. Morou em São Paulo na adolescência, voltando para Guaíba em 1983, onde se formou em Técnico em Eletrônica na Escola Cristo Redentor, profissão que exerceu com muito orgulho, dividindo suas responsabilidades como Diretor Geral da empresa da família (CFC Nunes) e suas ações como esportista, como jogador, treinador e diretor esportivo de diversos clubes e entidades dentro da nossa cidade e região.

           Sua criação refletia às suas ações como pessoa. Não media esforços para ajudar todos ao seu redor e as pessoas que cruzassem o seu caminho. Participativo onde atuou, teve muitas experiências realizando trabalhos sociais e socioeducativos, com destaque à sua humanidade, generosidade e gentileza.

           Em 1983 conheceu sua primeira esposa, Clarice Brzezinski, onde nasceram seus 2 filhos, Mauricio Brzezinski Pereira e Mauro Brzezinski Pereira. Em 1996, conheceu Nuria Patricia, com a qual formou sua segunda família, juntamente com seus enteados, Barbara, Matheus, Patrick, e seu neto Arthur.

Vida Profissional:

 Em 1987 – Trabalhou na empresa CHRONOS S.A

Em 1988 – Trabalhou na empresa Klabin

Em 1994 – Trabalhou na empresa ATH Albarus Transmissões Homocineticas LTDA

Em 1995 – Trabalhou na empresa Kimberly-Clark-Kenko, onde muitos acreditam ter nascido seu famoso apelido de “Pato Roco”, característica marcante da sua voz, que o fazia ser reconhecido em todo lugar.

Em 1997 – Fundou juntamente com seus pais e irmão a empresa CFC Nunes, na qual dividia seu tempo entre ser instrutor de trânsito e Diretor Geral

Em 2000 – Trabalhou na empresa General Motors do Brasil LTDA

Em 2002 – Trabalhou na empresa Precisão Mecânica e Instrumentação Ind LTDA

Em 2002 – Trabalhou na Empresa Sinduz Andritz até 2014.

Em 2014 – Foi contratado de forma direta pela CMPC.

Trabalhos Sociais:

           No inicio da década de 90, foi jogador e membro da comissão técnica do Clube Estrela Azul, que na época era sediado no bairro Colina, no famoso campo do Águia. Durante sua vida profissional, em todas as empresas que trabalhou, foi participativo na parte do esporte, sempre envolvido seja como jogador ou técnico das equipes.

           Na cidade Guaíba foi importante em vários momentos do esporte na cidade, representando o município até mesmo em campeonato de vôlei, mas sua paixão sempre foi o futebol. Era um colorado fanático, mas sempre bem humorado e disposto a brincar com todos amigos independente de qual clube torcessem. Suas contribuições para o esporte na cidade foram inúmeras, desde o treinamento dos seus próprios times, principalmente de jovens e adolescentes, até mesmo os trabalhos no Guaíba Futebol Clube e na Associação de Moradores da Vila Iolanda. Se destacam as participações em torneios dentro da cidade, como Praianos, Copa Sesi, entre outros. Foi um dos fundadores da Agefut (Associação Guaibense de Escolinhas de Futebol) uma das mais notáveis contribuições foi ser “cidadão legal”, programa da ONG Parceiros Voluntários, vinculado a emissora Bandeirantes, no qual se destacam os serviços de voluntariado e de organizações sociais que são feitos voltados para a comunidade.

           Toda sua participação no esporte da cidade foi feita com muito amor, carinho e dedicação, prezando sempre por gerar oportunidades a crianças, adolescentes e à comunidade em geral, sem distinção de gêneros.

           Marcos Antonio Nunes foi um ser humano admirável e respeitado por todos. Sempre lutou pela comunidade esportiva, trazendo com a sua humildade a esperança do direito individual e coletivo da prática esportiva.

          Em reunião na sede da Amovijar, no bairro Jardim Iolanda, se reuniram os membros da Diretoria da associação de moradores e da equipe de Futebol da Vila Iolanda com o intuito de solicitar ao vereador proponente deste projeto a possibilidade de o novo Ginásio de Esporte do Bairro receber o nome de Marcos Antonio Nunes Pereira (Pato Roco). As entidades querem fazer esta homenagem em reconhecimento à pessoa que batalhou com afinco pelo esporte na nossa cidade, principalmente no Jardim Iolanda, onde fez acontecer como cidadão e desportista e foi referência para a comunidade. Assim seria justo esta importante homenagem ao Marcos Antonio Nunes Pereira (Pato Roco), e com esta honraria ele estaria representando e valorizando todos os desportistas de nossa cidade que representam o real valor do Esporte, motivando os mesmos, para que com humildade, dedicação, honestidade e capacidade sigam seus objetivos, como referências como pessoas e amantes do esporte.

             Esporte é Saúde, Educação e Oportunidade. Que possamos através do Esporte transformar vidas e melhorar os anseios da sociedade.

       Sem mais, fica nosso agradecimento a todos os envolvidos nesta importante homenagem ao desportista Marcos Antonio Nunes Pereira (Pato Roco) e rogamos pela aprovação dos pares desta Casa ao Projeto.

Guaíba, 01 de Julho de 2021.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilTIAGO LUIS ARGENTON GREEN:91350573000
01/07/2021 15:34:17
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por PEDRO HENRIQUE CENTENO TAVARES em 01/07/2021 ás 15:22:51.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 2d880e80e3eda8e3d8667797196fa488.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 94128.