Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 086/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Florindo Motorista PP 15/06/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de entrega de Titulo de Cidadão Guaibense ao 1º Tenente Jorge Alberto Martins Nunes.

Jorge Alberto Martins Nunes, nascido em 06/12/1959, na cidade de Alegrete, ocorre no dia 24 de agosto de1992, o então 3º Sargento Jorge Alberto Martins Nunes, é transferido para Guaíba onde passa exercer suas atividades na 2ª Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar, de imediato se integrou a cidade, onde sempre pautou pelo bom atendimento ao público guaibense, não rara às vezes buscando uma integração com os diversos órgãos do município, principalmente em escolas, onde era visto a palestrar sobre Drogas e Violência, sendo um dos pioneiros na implantação do PROGRAMAEDUCACIONAL DE RESISTÊNCIA ÀS DROGAS E À VIOLÊNCIA (PROERD).

Saliento também o ano de 1997, ação durante o resgate do filho do Ex-Prefeito de Estrela, Sr. GÜNTHERRICARDO WAGNER, que havia sido sequestrado, na saída da PUC, em Porto Alegre e trazido cativo para cidade de Guaíba, o que lhe rendeu uma condecoração por RELEVANTES SERVIÇOS À ORDEM PÚBLICA, concedido pelo Governador do Estado. Em outra ocasião, no dia 28 de março de 1999, durante

um forte vendaval, que assolou a cidade, quando duas pessoas estavam em um veleiro, na Praia da Florida, foram surpreendidos pelo forte vento, que fez com que a embarcação fosse empurrada há 200metros da costa, vindo a virar, neste momento ele jogou-se às águas, mesmo não tendo toda a perícia de um exímio nadador, resgatou uma das pessoas, sendo que em 2002, após três anos do ocorrido, foi localizado pela pessoa salva, que enviou ofício ao Comandante da Brigada, onde enaltecia o feito o Sargento. Tendo este respondido que seu ato era simplesmente sua missão e que era pago pela sociedade para isto e novamente condecorado pelo Governador do Estado, desta vez por ATO DEBRAVURA. Foi um dos organizadores da Defesa Civil do município, onde com apoio do Gabinete do Governador do Estado, ajudou a planejar o CURSO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DE DEFESA CIVIL,

o que ocasionou de ter a Comissão Municipal de Defesa Civil, sido premiada pelo Governador do Estado, como a melhor Comissão Municipal do Estado do Rio Grande do Sul. Entre o período de 08 a 20 de dezembro de 2002, desenvolveu uma atividade onde arrecadou 1.500 Kg de alimentos, para serem distribuídos a comunidades carentes do município, fato este que teve repercussão na mídia estadual e culminou com a criação do Sábado Solidário, do Banco de Alimentos da FIERGS, pois o então Sargento, com seus colegas, durante seu horário de folga, iam para a porta de mercados solicitar doação de alimentos.

Como Educador e Ativista Social, foi o idealizador e criador do TROFÉU GUERREIROS DA LIBERDADE, que premia, todos os anos, na Semana da Consciência Negra, pessoas da comunidade gaúcha e local que tenham se destacado na defesa da Cultura Negra. Em pesquisa de sua vida funcional, nota-se que o hoje Tenente Nunes, possui mais de cinquenta LOUVORES pelos excelentes serviços prestados a Comunidade Guaibense e Gaúcha. Em 2003, foi eleito DELEGADO, para representar Guaíba, na CONFERÊNCIA ESTADUAL DAS CIDADES. Em 2009, já aposentado, foi escolhido pela Comunidade Guaibense, em votação expressiva, para representá-la, em Brasília/DF, como DELEGADO, na 1ªCONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA, que traçou as novas diretrizes da Segurança Pública Nacional. Um de seus atos, mais recentes, foi o resgate, de um colega de farda, que se encontrava em situação de rua, há 9 anos, na cidade de Florianópolis, sendo “repatriado” para o Estado e entregue aos familiares, novamente o nosso sempre SARGENTO NUNES, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, desta vez com a MEDALHA COMEMORATIVA da53ª Legislatura.

Por tais razoes contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente projeto de lei a apreciação, votação e aprovação de vossas excelências.

Guaíba 02 de junho de 2021 

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilFLORINDO RODRIGUES DOS SANTOS:38449773091
02/06/2021 14:37:09
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por SONINO RODRIGUES DA SILVA em 02/06/2021 ás 14:36:12.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 699f31d1ad194d7e86816c57d962d786.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 91699.