Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 087/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Juliano Ferreira Podemos 15/06/2021

          O presente projeto visa a instituir a Semana Municipal de Saúde do homem, no âmbito do Município de Guaíba, tendo como objetivo propiciar um amplo debate sobre o tema, envolvendo o Poder Público e a Sociedade Civil.

          Diante da necessidade, apesar de ser ainda, para a maioria dos homens, um tabu e, ainda que o conceito  de masculinidade é o eixo predominante pela não procura aos serviços de saúde, embora existam relatos que, como são os provedores das famílias, não possam  perder tanto tempo em filas de postos de saúde ou um dia em consultas médicas.

          Na atualidade, 44% (quarenta e quatro por cento) dos homens brasileiros sequer estiveram uma única vez diante de uma consulta com um Médico Urologista.    Vários estudos comparativos entre homens, detectaram que são mais vulneráveis às doenças, sobretudo as enfermidades graves e crônicas e que morrem mais precocemente que as mulheres. Muitos agravos poderiam ser evitados, caso os homens realizassem com regularidade as medidas de prevenção primárias do câncer de próstata ( doença que provoca o crescimento anormal e incontrolado das células da próstata) e da Andropausa ( resultado de uma redução drástica na produção do hormônio, geralmente a partir dos 50 anos).

          Segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)todos os homens, a partir dos 40 anos, sofrem uma redução gradativa de 1% ao ano na produção da testosterona, o hormônio sexual masculino. Assim, estudos que problematizam questões masculinas e a saúde do homem contribuem para a superação de preconceitos que ainda atingem o seu cotidiano.

           Isto inclui aspectos relativos à enfermidade, doença, bem-estar, assim como às atividades de prevenção, diagnóstico, cuidados e cura. Apesar do inegável avanço e da luta pela garantia do direito social à saúde, um dos desafios desse projeto é politizar e sensibilizar os homens para o reconhecimento da necessidade de se ter cuidados com a saúde, por isso, é imprescindível elaborarmos uma Política de Atenção Integral à Saúde do Homem.

         

         Dessa forma, com a implementação da Semana Municipal da Saúde do Homem voltadas à sua saúde, haverá, nesse semana, palestras, discussão, estudos sobre o tema e, assim, provavelmente as estatísticas relacionadas à mortalidade se modificarão e a expectativa de vida da parcela masculina da população será elevada.

            Com  a criação e instituição da Semana Municipal da Saúde do Homem em Guaíba  será uma ótima forma de aproximação e integração dos homens em relação as boas práticas voltadas à Saúde individual e coletiva. E mais, é agregar forças com cidadãos, de diferentes níveis econômicos, formadores de opiniões ou não, que podem unir toda uma cidade para uma causa tão nobre e tão justa.

           Portanto, pela máxima importância que devemos dar a “Saúde e a Vida do Homem” conto com o apoio de todos os  digníssimos pares para a sua aprovação.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 01 de Junho de 2021.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilJULIANO DE MATTOS FERREIRA:00492173052
01/06/2021 20:50:53
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por ELISETE ESTELA RECALCATI em 01/06/2021 ás 20:49:59.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 69716aa47ff6ef58e094d9c3e3ae6603.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 91650.