Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 240/2021 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Alex Medeiros PP 22/06/2021

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e a empresa CMPC Celulose Riograndense, informem o que segue:

Qual a possibilidade de agilizar e antecipar todos os estudos necessários para viabilidade e execução de obra de infraestrutura com abertura de via e rota alternativa da Zona Sul para as demais regiões da cidade? 

JUSTIFICATIVA:

Mobilidade urbana é o termo usado para definir o modo como as pessoas se deslocam em uma cidade. O ideal, claro, é que esse movimento seja acessível e fluido, para que as pessoas possam ir e vir com tranquilidade no seu dia a dia. Por isso, debater sobre a mobilidade urbana de Guaíba é, sobretudo, pensar em qualidade de vida. 

A CMPC Celulose Riograndense tem sede localizada em Guaíba, onde por anos exerce suas atividades, além de ser grande parceira do Município em diversas obras e causas sociais. A referida empresa teve uma grande expansão dentro do município e implementou diversas obras de mobilidade urbana na cidade.

Entretanto, há ainda algumas reformulações necessárias, tendo em vista que ficou ajustado em audiências públicas em que deram a aceitação e aprovação social para a duplicação da fábrica de celulose em Guaíba, ficando ajustado, inclusive com a participação do Ministério Público, que a empresa CMPC tão logo iniciasse suas operações iria dar seguimento na abertura de via alternativa, pois como foi observado, hoje toda Zona Sul da cidade que compreende os bairros: Jardim Iolanda, Alegria, Vila Elsa, Florida, Passo Fundo e Primavera, tem somente uma única via de acesso, que é a Avenida Castelo Branco e Avenida Borregard.

Todo o acesso a estes bairros foram individualizados apenas por estas avenidas, que circula em frente a fabrica que dá ligação ao centro da cidade e demais regiões, sendo que qualquer acidente dentro da própria fábrica ou de outros fatos que poderão ocorrer com os munícipes que residem na Zona Sul da cidade e sendo obstruída a referida via, será inviabilizado o acesso àquela região, ademais tendo em vista o alto fluxo de veículos que transitam para acessar a zona sul, inclusive os veículos administrativos que acessam a PRÓPRIA CMPC através da Avenida Castelo Branco ou pela Avenida Adão Foques, o congestionamento em determinados horários é intenso. Se tem notícia também que existe projeto da CMPC para que em breve seja instalado nova Caldeira, o que reforça ainda mais a urgência na busca por alternativa para a referida obra, que deverá ser realizada as custas da própria CMPC.

Viemos sugerir para que sejam criadas as rotas alternativas já previstas no próprio plano diretor, com abertura de túnel que venha a ligar a Avenida Luis Andriotti, na Vila Iolanda ao lado do Supermercado Índio, até o bairro Moradas da Colina e Avenida Castelo Branco. Ou então outra possibilidade é a abertura de outra via ao lado do Supermercado Asun que fica na Avenida Adão Foques, bairro Florida, que terminará na empresa Sulina na entrada do bairro São Francisco.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSE LUIZ AVELINE ZANELLA em 18/05/2021 ás 00:53:35.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 6f510137c18bb7e46aba2f0147340dd0.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 90245.

Adendo proposto por Ver Manoel da Silveira
Requer oficiar à promotora Ana Luiza, do MP

22/06/2021

Adendo proposto por Ver. João Colares
Requer oficiar à CMPC

22/06/2021