Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 395/2014 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Orassi da Madeireira PP 05/08/2014

O Vereador que este subscreve, requer a Mesa Diretora a concessão do Título de Cidadão Guaibense ao Engenheiro Agrônomo Túlio Antônio de Amorim Carvalho.

Justificativa

Trata-se de Cidadão que adotou está Terra a muitos anos e tem um trabalho incansável com uma participação ao Meio Ambiente muito ativa pela nossa amada e querida Guaíba.

Historia

Sua família se transferiu para Guaíba em 1952, por ocasião de seu pai ter sido designado para abrir a agência do Banco Nacional do Comércio.Filho de Heitor Neves de Carvalho e Ely de Amorim Carvalho, nasceu dia 17 de janeiro de 1950 em Porto Alegre.Cursou o Grupo Escolar Gomes Jardim e o Ginásio Cônego Scherer. Retornou para Porto Alegre, onde completou seus estudos. Cursou a Faculdade de Agronomia da UFRGS, onde, também, se especializou em manejo sustentável de recursos naturais e depois em desenvolvimento rural.Casando-se, em 1977, com a professora Lúcia Helena Salazar Coutinho, guaibense, filha de famílias tradicionais da nossa cidade, definiu sua escolha por adotar Guaíba, onde nasceram suas filhas Roberta e Virgínia.

Nos anos setenta, então professor do magistério estadual, lotado no Ginásio Estadual Cônego Scherer, sob a influência da AGAPAN e de José Lutzenberger, liderou a fundação da primeira ONG ambientalista de Guaíba, ACAN (Associação Comunitária Amigos da Natureza).No final dos anos setenta, ingressou na equipe técnica que coordenou o Projeto Socioambiental da implantação do Polo Petroquímico de Triunfo. Essa experiência profissional proporcionou a troca de área de atuação passando para a Gestão Ambiental.

Após, foi designado coordenador regional (Região Centro Sul) do Departamento de Recursos Naturais Renováveis da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul (atual Departamento de Florestas e Áreas Protegidas – SEMA), com sede em Guaíba.Nesse período, pelo envolvimento comunitário, participou do grupo gestor para promover a recuperação do Hospital Nossa Senhora do Livramento, permanecendo por um ano nessa atividade, participando da criação da Fundação que passou a administrar essa instituição.

Nos anos oitenta, recebeu do executivo estadual a missão de elaborar projeto técnico de integração socioeconômica da Fazenda do Ipê em Guaíba. Projeto que teve sua implementação sustada com a troca de governo.Também nos anos oitenta, foi presidente do Sport Club Itapuí. Na sua gestão foi realizada a incorporação do Clube do Comércio, a qual possibilitou o saneamento financeiro, a modernização da sede social e a revitalização do quadro social, unificando essas duas agremiações.No final dos anos oitenta, assumiu a coordenação do Departamento de Recursos Naturais Renováveis, dando início à estruturação da política florestal estadual, onde permaneceu até 2006, já na FEPAM/SEMA. Participou da construção da elaboração dos procedimentos para licenciamento ambiental da silvicultura. Esteve presente, como coordenador de Planejamento estratégico da SEMA, no processo do licenciamento ambiental da então ARACRUZ, hoje Celulose Riograndense.

Nos anos noventa, foi articulador da transformação do Colégio Concórdia, unidade de Guaíba, em uma cooperativa de pais e professores, absorvendo essa instituição de ensino. Foi eleito o primeiro presidente da Cooperativa Educacional Concórdia.

No início do século XXI, incorporou-se à AMA, onde hoje ocupa a coordenação administrativa e política desta ONG. No comando dessa Associação, foi articulador da criação do Parque Municipal Natural Morro José Lutzenberger, do Projeto de Recuperação Socioambiental do Arroio Passo Fundo, do ECOPONTO de eletroeletrônicos, do projeto Socioambiental da Macrodrenagem da Zona Sul e do Socioambiental das obras de adequação viária da zona sul. Participou como representante da AMA na elaboração do Plano Municipal de Infraestrutura estratégica, Plano Municipal de Meio Ambiente, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Arborização Urbana e Plano Municipal de Saneamento Básico.

Atualmente desenvolve, entre outros, na AMA, o Projeto “A Cidade que nós Queremos”, abrindo o debate sobre a reforma do Plano Diretor Municipal, buscando espaços democráticos para a voz da sociedade, construindo parcerias com os mais distintos setores da comunidade guaibense.

Por tais razões, conto com a compreensão dos pares e submetemos o presente Requerimento a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 16 de julho de 2014.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por MARCELO LIMA SILVA em 16/07/2014 ás 13:48:12.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 6ecc189da7d37224cdd91b80676556ce.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 8933.