Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 060/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 11/05/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de conceder o Titulo de Cidadão Emérito ao Sr. Luís Fernando da Silva Laroque.

Luís Fernando da Silva Laroque é natural de Guaíba, nascido em 16 de agosto de 1964. Seu primeiro ano de vida foi comemorado na Barra do Ribeiro onde morava com seus pais, mas logo em seguida veio para o município de Guaíba, onde comemorou seus dois anos de vida e de lá pra cá é onde vive até os dias de hoje.  Em Guaíba, constituiu família, tem um filho de 13 anos, Gabriel, fruto de sua união de 20 anos com a Sra. Sandra.

Cursou os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Darcy Berbigier (1972-1975), Séries Finais do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Augusto Meyer (1976-1978) e no Ginásio Estadual Cônego Scherer (1979), em Guaíba. O Ensino Médio foi cursado no Colégio Cândido Godói (1980-1982), em Porto Alegre. Trabalhou no escritório de Contabilidade Enio Airton Silva de Oliveira/Guaíba (1980), Transportes Razeira/Guaíba (1980-1983) e Unibanco – Agência Guaíba (1986-1988).

Tem Graduação em Estudos Sociais (1987-1992), Graduação em História (1993-1996), Mestrado em História (1998-2000) e Doutorado em História (2002-2006) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo.

Trabalha desde 1989 como professor no Colégio Estadual Augusto Meyer – Guaíba e, desde 2002, também como professor do Curso de Graduação em História, professor e Pesquisador no Curso de Mestrado e Doutorado na Universidade do Vale do Taquari – Univates, em Lajeado, portanto circulando entre estas duas cidades.

Realizou pesquisa sobre a ancestralidade indígena em territórios de jurisdição de Guaíba e arredores, investigando a cultura material arqueológica na região do Arroio do Conde, Bom Retiro, Cerro da Dobrada e Mato Bier e com coletivos indígenas Mbyá Guarani, em contextos mais recentes, de aldeias localizadas noPetim e no Passo Grande. O resultado da investigação gerou o Trabalho de Conclusão do Curso de HistóriaUnisinos, defendido em 1996, artigos em jornais locais, publicados na Folha Guaibense e no Jornal O Guaíba, entrevista para o documentário televisivo da TVE Povo Gaúcho – Município Guaíba, em 19/11/2000 (disponível no YouTube, linkhttps://www.youtube.com/watch?v=3MvhJJbDsDA) e publicação do livro “Guaíba no contexto histórico-arqueológico do Rio Grande do Sul (2002), com financiamento da Prefeitura Municipal de Guaíba (Administração 2001/2004).

Foi pioneiro em tratar do ponto de vista científico a ancestralidade e presença indígena na região, bem como propiciar diálogos sobre a temática indígena em eventos como Feria do Livro de Guaíba, Encontros no Museu Carlos Nobre, Encontros do Grupo de Amigos do Meio Ambiente (AMA), Universidade Luterana do Brasil – Campus Guaíba.Contribuiu na formação de professores da rede municipal e da rede estadual de Guaíba e também gerou estudos para que a temática indígena na região viesse a ser contemplada nas salas de aulas com estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

No Colégio Estadual Augusto Meyer participou da organização de várias edições da Semana Indígena, cuja temática por meio de palestras, oficina arqueólogo por um dia, exposições e debates contemplasse a questão indígena.

Para além disto, ainda é pesquisador da temática indígena no Brasil, tendo investigado e orientado trabalho com indígenas Macuxi, Wapishana, Taurepangue, em Roraima; Tupari, em Rondônia, Maxacali, em Minas Gerais; EnauwenêNawê, em Mato Grosso; Kayabi, no Mato Grosso do Sul; Kaingang e Guarani, no Rio Grande do Sul, inclusive com Projetos de Pesquisa aprovados e financiados por agências de fomento como Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Possui vários artigos científicos, capítulos de livros e livros publicados.

Após este breve histórico de vida e um riquíssimo relato profissional do próprio Sr. Luís Fernando da Silva Laroque, nada mais justo do que uma homenagem, como forma de reconhecimento por todos os serviços prestados dentro do nosso município, que vem contribuindo muito para população. É sem dúvidas um orgulho ter um profissional com tamanha bagagem em nosso município e poder eternizar através deste título.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 29 de Abril de 2021.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 29/04/2021 ás 15:21:52.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação e335caa17186cb586e79a3a3eb3ca223.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 88638.