Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 190/2021 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 27/04/2021

O vereador que ao final subscreve, no uso de suas prerrogativas regimentais requer que a Mesa Diretora oficie o Executivo Municipal, para que através da Secretaria competente responda o que segue:

 1- A Secretaria de Educação dispõe de informações acerca do número de alunos da rede pública de ensino no município que estão tendo teleaulas e aulas online durante a pandemia?

 2 - Existe com precisão o percentual de estudantes que estão participando do processo de ensino/aprendizagem por meio das atividades não presenciais?

3- Existe um levantamento com o número de alunos e professores sem acesso à internet ou que enfrentam dificuldades de conexão e estão precisando contar com materiais impressos? Levantamento do ano letivo de 2020 até a presente data?

4- O Município adotou medidas emergenciais para orientar e prestar apoio ao desenvolvimento da educação pública durante a pandemia? 

Justificativa:

Durante o período da pandemia, um dos grandes desafios enfrentados por estudantes brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade é o acesso à Internet.

Vídeo aulas, transmissões ao vivo, exercícios online, entre outros mecanismos foram e estão sendo utilizados como forma de manter educadores e estudantes ativos nos processos pedagógicos de aprendizagem. Para grande parte dos estudantes brasileiros, no entanto, a realidade tem sido difícil.

Muitos são os desafios da educação no contexto da pandemia e certamente pós-pandemia. Antes do fechamento das escolas, os estudantes tinham pouco acesso às tecnologias no ambiente escolar, as atividades pedagógicas estavam mais centradas no ensino do que na participação dos estudantes, mas durante a pandemia em casa fazendo as mesmas atividades, o trabalho se torna mais árduo.

Destacamos as famílias com mais de um filho matriculado, um celular, pouca conexão com a internet que cai toda hora, com certeza não irão atingir um bom desempenho.

Referente ao terceiro questionamento, salientamos que comparar é uma forma de podermos analisar se com o passar dos meses o setor de educação está conseguindo avançar e fazer com que as coisas melhorem tanto para as famílias quanto para os professores que estão passando por lutas diárias para conseguirem dar o seu melhor para nossas crianças.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 22/04/2021 ás 15:31:07.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 36ea099cbf60b4017b37720df31eb812.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 87936.