Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 006/2021 ESPÉCIE: Moção

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do DEM, Bancada do MDB, Bancada do PDT, Bancada do PP, Bancada do PSDB, Bancada do PSL, Bancada do PT, Bancada do PRD, Bancada do Solidariedade e Bancada Republicanos DEM, MDB, PDT, PP, PSDB, PSL, PT, PRD, Solidariedade e Republicanos 27/04/2021

A totalidade das Bancadas do Poder Legislativo Municipal, que esta subscrevem, apresentam à Mesa Diretora, com fulcro no art. 116 do Regimento Interno, Moção de Apoio da Câmara Municipal de Guaíba para que o Poder Executivo Municipal avalie a possibilidade de contratação de fonoaudiólogos tendo em vista o importante papel desses profissionais na reabilitação de pacientes de COVID-19.

Justificativa

 Esta Moção se faz importante já que a fonoaudiologia integra a equipe multiprofissional da linha de frente no combate à Covid-19. O período prolongado de intubação pode gerar redução da sensibilidade e da força das estruturas da boca, faringe e laringe, trazendo riscos de engasgos e broncoaspiração (quando o alimento vai para os pulmões). O uso de bloqueadores musculares ou sedativos durante o período de intubação também contribui para a hipotrofia e fraqueza dos músculos  da deglutição. 

 A terapia para fortalecimento muscular, melhora da sensibilidade e coordenação da deglutição com a respiração pode ser necessária nos pacientes com CIVD-19, mesmo após a doença. A falta de uso da musculatura das pregas vocais devido ao período prolongado de intubação associada ou não à lesões nas pregas vocais  pode gerar alterações na voz, tais como rouquidão e soprosidade. Essas alterações, denominadas de disfonia, devem ser tratadas por equipe multidisciplinar envolvendo o fonoaudiólogo.

A principal indicação de atendimento fonoaudiológico é no ambiente hospitalar. Com a recuperação, e retirada do tubo orotraqueal (extubação), alguns pacientes podem evoluir para um distúrbio da deglutição. E é nesse momento que a atuação do Fonoaudiólogo deve ser acionada.

Nesse sentido, propomos que seja estudada a viabilidade da contratação desses profissionais, sendo importante a avaliação fonoaudiológica para todos os pacientes que contraíram a COVID-19, inclusive aos que não precisaram de intubação. Para prestar o melhor atendimento a pacientes portadores ou com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, na terapia intensiva ou no ambiente hospital, o Departamento de Fonoaudiologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) publicou recomendações importantes que embasam esta Moção.

Para tanto, contamos com os pares da casa, para a aprovação da presente proposição.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por FERNANDO HENRIQUE ESCOBAR BINS em 20/04/2021 ás 21:14:56.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 94c23858947874a4e20e61764948f951.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 87840.