Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 161/2021 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do MDB MDB 13/04/2021

               O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

  1. Qual a possibilidade de colocar na lista de prioridade de vacinação do Covid 19 ás crianças com autismo e Necessidades especiais?

Justificativa:

                Desde o início da pandemia do coronavírus, muito se especula sobre o risco do COVID - 19 nas crianças com doenças crônicas, como deficiência física ou cognitiva. Para elucidar esse questionamento, a Sociedade Brasileira de Pediatria orientou que tais crianças não são mais propensas a adquirir a infecção pelo novo coronavírus, mas sim mais propensas a desenvolverem complicações decorrentes do  SARS - Cov - 2. Entretanto, apesar da preocupação maior ser com as complicações do que com o risco de se infectarem, as crianças com transtorno do espectro autista  merecem uma atenção especial , pois um dos seus sentidos mais aguçados e explorados é o tato, o que expõe a criança a um maior risco de contaminação.

             Outro desafio para essas crianças é o uso correto da máscara  , mas , conforme o comportamento , idade da criança e local que a criança irá frequentar, algumas vezes a máscara acarreta mais malefícios do que benefícios, podendo ser dispensada em determinadas situações. Por isso, destaca-se que a medida mais eficaz é o isolamento e levar a criança a outros locais somente se muito necessário. Contudo, o desafio do uso da máscara é ainda maior para os pacientes com deficiência auditiva, pois , apesar de manter a linguagem dos sinais, a máscara impede a leitura labial e a percepção exata das expressões faciais das outras pessoas o que pode acarretar em dificuldades de aprendizagem.

           Sendo assim, cientes de todos esses riscos que solicitamos que os autistas e crianças com necessidades especiais sejam inclusas no grupo de prioridade na vacinação



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por RENATO PASSOS em 08/04/2021 ás 15:35:15.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação ddf1537c88902a6f5dc0ec1034df642e.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 87264.