Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 005/2021 ESPÉCIE: Projeto de Resolução

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Carla Vargas UB 30/03/2021

O presente Projeto de Resolução tem a finalidade de instituir a Semana da Mulher e o Prêmio Mulher em Ação, na Câmara Municipal de Guaíba.

 JUSTIFICATIVA

Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países. A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos.

As jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

O verdadeiro 8 de março surgiu com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, o que aconteceu em 8 de março de 1917, ou seja, durante a Primeira Guerra Mundial.

Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.

O relevante significado do tema e sua previsível repercussão prática permitem afirmar que a proposição em tela, além de servir de menção honrosa àquelas que receberão o prêmio, servirá como estímulo às mulheres no engajamento de nobres causas, a serem enfrentadas nos problemas sociais existentes na sociedade contemporânea. E que, a cada dia, compromete mais e mais a meta de uma sociedade mais justa.

A Semana da Mulher visa a homenagear, anualmente, as mulheres guaibenses, premiando aquelas que se destacam em diversas áreas de atuação em nossa sociedade.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Resolução a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 18 de Março de 2021.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por THAMIRES KRUGER ALVES JUNQUEIRA em 18/03/2021 ás 10:08:37.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação f91d4b629c0df2828df3ca8f5da7ed61.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 85865.