Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 034/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 16/03/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de:

DÁ DENOMINAÇÃO A VIA PÚBLICA DO BAIRRO ALTOS DA

ALEGRIA, LOTEAMENTO RECANTO DOS PÁSSAROS.

Hoje em dia os nomes de ruas e logradouro públicos já são conhecidos por grande parte da população, entretanto, sua origem e significado muitas vezes passam despercebidos e ficam desconhecidos até mesmo para os moradores da localidade.

A toponímia é uma das áreas das ciências humanas que cuida do estudo das coisas, no sentido literal, significa dizer que cuida do estudo do nome dos lugares, sua origem, evolução, dentre outras.

E é pensando em construir histórias para nossa Guaíba que consideramos muito importante que tudo que se cria para o coletivo tenha um sentido, um fundamento, se aplicando não apenas para denominação de vias públicas como o caso deste Projeto de Lei, mas para todas as conquistas e bem feitorias aplicadas dentro do município, mas neste caso em especifico, pensamos e analisamos a espécie de cada ave típica do Rio Grande do Sul para que um dos novos loteamentos siga um padrão no que diz respeito a nomes de ruas e avenidas. Denominar com nomes de pássaros as vias do Recanto dos pássaros teve uma aceitação muito positiva por parte de muitas pessoas, infelizmente não de moradores por se tratar de um novo empreendimento e ainda não haver residências para que pudéssemos passar colhendo assinaturas.

O Recanto dos Pássaros além de ter suas ruas denominadas com nomes de pássaros ficará lindo quando estas futuramente puderem receber as placas com foto do pássaro, nome popular (comum) e nome cientifico, isso com toda certeza caracteriza o avanço e qualidade visual para nossa Guaíba, além de facilitar muito os serviços de correios, CEEE, Corsan e/ou entregas em geral, o que em muitos bairros é um problema que acaba gerando diversos transtornos aos moradores.

Pombas

O pombo-doméstico é uma ave columbiforme da família Columbidae. Também conhecido como pombo-comum ou pombo-das-rochas. Esta espécie é originária da Eurásia e África e foi introduzida no Brasil no início da colonização portuguesa.

Seu nome científico significa: do (latim) columbus, columba = pombo; e do (latim) livens, livia = cor de chumbo, cinza azulado. ⇒ pombo cor de chumbo. Ser azulado. - Como se referiu Aubenton (1765-1781) e Buffon (1770-1783) (Columba). Columba é o “termo” radical para outros gêneros da família Columbidae.

Mede aproximadamente 28-38 centímetros. Cabeça pequena e redonda, bico fraco, na base coberto pela “cera” a qual é intumescida no pombo. Corpo pesado, plumagem cheia e macia sendo rica em pó. Hálux bem desenvolvido.
Canto territorial o qual é esquematizado e baixo, sendo emitido de bico fechado.

Vive até 16 anos. O peso é em torno de 238-380 gramas. Este pombo tem muitas variações na coloração. Alguns apresentam corpo todo preto com pés rosa-avermelhado e olhos laranjas em alguns indivíduos. Outros chegam a ser “albinos” com os olhos escuros e bico rosa-pálido. Já outros são marrons com duas barras também marrons nas asas cinza claro. Neste mesmo caso eles podem ter barras pretas nas asas cinza (este tem corpo cinza escuro). O pombo desse tipo (cinza escuro) tem o pescoço com penas verde-metálicas e roxas-metálicas que brilham sob a luz do sol. Tem uns que por conta de um acasalamento de um macho de uma cor, com uma fêmea de outra cor, resulta em um pombo com cores misturadas; preto com manchas brancas e vice-versa (alguns com pescoço verde e roxo).

É granívora e frugívora, aprecia variados tipos de sementes, principalmente a dos frutos do Urucum (Bixa orellana). Com o bico, costuma virar folhas secas em busca de alimentos. Sinantrópica, adaptou-se muito bem ao ambiente urbano. Comumente visto em praias, centro de cidades, praças, parques, aglomerados urbanos, consumindo restos de resíduos alimentares de seres humanos, os quais passaram a ser parte de sua dieta.

Disponível em: https://www.wikiaves.com.br/wiki/pombo-domestico 

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 04 de Março de 2021.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 04/03/2021 ás 15:57:16.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 9211d158146d5e5ca0e8bbe450ef8a2c.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 85354.