Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 029/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 09/03/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de:

DÁ DENOMINAÇÃO A VIA PÚBLICA DO BAIRRO ALTOS DA

ALEGRIA, LOTEAMENTO RECANTO DOS PÁSSAROS.

Hoje em dia os nomes de ruas e logradouro públicos já são conhecidos por grande parte da população, entretanto, sua origem e significado muitas vezes passam despercebidos e ficam desconhecidos até mesmo para os moradores da localidade.

A toponímia é uma das áreas das ciências humanas que cuida do estudo das coisas, no sentido literal, significa dizer que cuida do estudo do nome dos lugares, sua origem, evolução, dentre outras.

E é pensando em construir histórias para nossa Guaíba que consideramos muito importante que tudo que se cria para o coletivo tenha um sentido, um fundamento, se aplicando não apenas para denominação de vias públicas como o caso deste Projeto de Lei, mas para todas as conquistas e bem feitorias aplicadas dentro do município, mas neste caso em especifico, pensamos e analisamos a espécie de cada ave típica do Rio Grande do Sul para que um dos novos loteamentos siga um padrão no que diz respeito a nomes de ruas e avenidas. Denominar com nomes de pássaros as vias do Recanto dos pássaros teve uma aceitação muito positiva por parte de muitas pessoas, infelizmente não de moradores por se tratar de um novo empreendimento e ainda não haver residências para que pudéssemos passar colhendo assinaturas.

O Recanto dos Pássaros além de ter suas ruas denominadas com nomes de pássaros ficará lindo quando estas futuramente puderem receber as placas com foto do pássaro, nome popular (comum) e nome cientifico, isso com toda certeza caracteriza o avanço e qualidade visual para nossa Guaíba, além de facilitar muito os serviços de correios, CEEE, Corsan e/ou entregas em geral, o que em muitos bairros é um problema que acaba gerando diversos transtornos aos moradores.

Garça

A garça é uma ave ciconiforme que habita áreas próximas a rios, lagos, praias marítimas, manguezais e estuários.

Vivem em regiões tropicais e subtropicais de todos os continentes, exceto Antártida.

A maioria das espécies de garças possui penas brancas cobrindo todo corpo e pescoço longo.

Os bicos grandes das garças podem variar de cor dependendo da espécie. Porém, as cores de bicos mais comuns são amarela, marrom e preta.

Medem entre 70 e 85 cm de altura.

Pesam, em média, de 3 a 5 quilos de acordo com a espécie.

A alimentação da garça é composta basicamente de peixes, pequenos anfíbios, crustáceos e outras espécies de animais aquáticos de pequeno porte.

Existem vários gêneros de garças (aproximadamente 60), porém as mais conhecidas são: ardea alba (garça-branca-grande), bulbucos (garça-vaqueira), ardea cocoi (garça-moura), tigrisoma e zebrilus.

Tem hábitos solitários, porém vivem em bandos na época da reprodução.

Possuem hábitos diurnos, sendo que se recolhem nas copas de árvores altas no cair da tarde e a noite.

A fêmea costuma botar, em média, de 5 a 6 ovos.

Autor: Ridgely, Robert S. e outros. Aves do Brasil - Pantanal e Cerrado.  Editora: Horizonte Geográfico. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/mundoanimal/garca.htm.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 23 de Fevereiro de 2021.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 23/02/2021 ás 22:06:04.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 28b955328ccbb951e3d9a536175ba261.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 84583.