Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 025/2021 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 09/03/2021

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de:

DÁ DENOMINAÇÃO A VIA PÚBLICA DO BAIRRO ALTOS DA

ALEGRIA, LOTEAMENTO RECANTO DOS PÁSSAROS.

Hoje em dia os nomes de ruas e logradouro públicos já são conhecidos por grande parte da população, entretanto, sua origem e significado muitas vezes passam despercebidos e ficam desconhecidos até mesmo para os moradores da localidade.

A toponímia é uma das áreas das ciências humanas que cuida do estudo das coisas, no sentido literal, significa dizer que cuida do estudo do nome dos lugares, sua origem, evolução, dentre outras.

E é pensando em construir histórias para nossa Guaíba que consideramos muito importante que tudo que se cria para o coletivo tenha um sentido, um fundamento, se aplicando não apenas para denominação de vias públicas como o caso deste Projeto de Lei, mas para todas as conquistas e bem feitorias aplicadas dentro do município, mas neste caso em especifico, pensamos e analisamos a espécie de cada ave típica do Rio Grande do Sul para que um dos novos loteamentos siga um padrão no que diz respeito a nomes de ruas e avenidas. Denominar com nomes de pássaros as vias do Recanto dos pássaros teve uma aceitação muito positiva por parte de muitas pessoas, infelizmente não de moradores por se tratar de um novo empreendimento e ainda não haver residências para que pudéssemos passar colhendo assinaturas.

O Recanto dos Pássaros além de ter suas ruas denominadas com nomes de pássaros ficará lindo quando estas futuramente puderem receber as placas com foto do pássaro, nome popular (comum) e nome cientifico, isso com toda certeza caracteriza o avanço e qualidade visual para nossa Guaíba, além de facilitar muito os serviços de correios, CEEE, Corsan e/ou entregas em geral, o que em muitos bairros é um problema que acaba gerando diversos transtornos aos moradores.

Andorinhas

As Andorinhas (do latim hirŭndo -dĭnishirondina) são um grupo de aves passeriformes da família Hirundinidae. A família destaca-se dos restantes pássaros pelas adaptações desenvolvidas para a alimentação aérea. As andorinhas caçam insetos no ar e para tal desenvolveram um corpo fusiforme e asas relativamente longas e pontiagudas. Medem cerca de 13 cm (comprimento) e podem viver cerca de oito anos ou mais.

ANDORINHA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Andorinha&oldid=56605088>. Acesso em: 31 out. 2019.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 18 de Fevereiro de 2021.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 18/02/2021 ás 15:11:26.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação ce3ae2d24dc85a7abad28d674e88b3c5.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 84286.