Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 052/2021 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Juliano Ferreira Podemos 23/02/2021

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

 Estimativas feitas regularmente pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para um aumento de 11% no número de casos anuais de câncer de mama em mulheres, se comparadas as projeções para 2018-2019 e 2020-2021. Um levantamento feito pela Fundação do Câncer revela outra preocupação: o número de exames de mamografias realizado no SUS despencou mais de 80% durante a pandemia da Covid-19, se comparado aos mesmos meses no ano anterior.

Questionamos:

1) Quantos exames preventivos ( Mamografias e eco mamarias) foram feitos no ano de 2020 até o  presente momento  pelo SUS em nosso município?

2) Quantas pessoas do nosso município em média foram diagnosticadas com Câncer de mama e também outros tipos de Câncer no ano de 2020 até o  presente momento?

3) Qual o tempo que o paciente espera  ser encaminhado para tratamentos pelo Sistema Único de Saúde?

Justificativa:

Como toda doença, alguns tipos de câncer têm cura e outros não. Tudo depende essencialmente do tipo de tumor maligno e do estágio em que esse câncer se encontra no momento do diagnóstico. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com tempo em que o tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais chances do tratamento dar certo. Se o diagnóstico for feito tardiamente, o índice de cura do câncer diminui e complicações podem aparecer mesmo depois da doença ter sido tratada.
 

É importantíssimo lembrar que mesmo pacientes que não têm cura podem viver por muitos anos com boa qualidade de vida, com a doença controlada e tratada, como qualquer doença crônica. Isto é comum em oncologia, portanto, ainda mais por esta razão, todo caso de câncer, mesmo em fase avançada, deve ser acompanhado por um oncologista

 A mamografia é justamente o exame de maior adesão para o rastreamento do câncer de mama. A detecção precoce aumenta em mais de 90% a resposta positiva ao tratamento e as chances de cura”, salienta o cirurgião oncológico e diretor-executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni.

O câncer de mama é uma doença tempo-dependente, que precisa de um diagnóstico em estágio inicial, principalmente quando as lesões não são identificadas em uma consulta médica. “É necessário que a mamografia seja realizada regularmente, como forma de se detectar a doença precocemente. Ainda que na pandemia, os cuidados com a saúde não devem ser abandonados. Por isso, a mamografia de diagnóstico deve ser mantida”,



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por ELISETE ESTELA RECALCATI em 17/02/2021 ás 16:09:50.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação f9c223c49da6a124454b03c0604f1e65.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 84197.