Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 038/2021 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 23/02/2021

O Vereador que abaixo subscreve, solicita a Mesa Diretora, após tramitação regimental, a concessão do Título de Cidadão Guaibense a Juarez Justino Ongaratto,  de acordo com o disposto na Lei 1145/93.  

Justificativa

Juarez nasceu em 10 de setembro de 1959 no município de Encantado e criado em Relvado (distrito na época), residente na comunidade de Linhas Cuias. Filho mais novo de João Ongaratto (in memorian) e CeliniaMânica Ongaratto (in memorian), agricultores e exemplos de sabedoria e humildade, traços que muito marcaram seu caráter.

Juarez foi agricultor durante a infância e adolescência, quando em 1979 foi a São Paulo para trabalhar de garçom na churrascaria Bem-te-vi, Cotia – SP, no mesmo ano retornou para o Rio Grande do Sul, para ajudar seus pais.

Em setembro de 1985 casou-se com Elisa Maria Ongaratto, sua fiel companheira e braço direito e esquerdo, fator imprescindível para que pudessem trilhar longas estradas e desafios. O casal trabalhou em São Paulo na churrascaria Varandão, nos anos de 1986 a1989, na cidade de São Bernardo do Campo – SP, onde nasceu o primeiro filho, o Dr. em Zootecnia Fernando Ongaratto e no ano de 1997 nasceu sua segunda filha, guaibense, Laura Ongaratto, fisioterapeuta pela UFSM..

Em junho de 1989 o casal se mudou para Guaíba onde inauguram o Relvado Bar, em 19 de junho de 1989. Juarez imprimiu no time do Relvado Bar a característica mais determinante para o sucesso de qualquer empreendimento, saber lidar com pessoas. Isso fez e faz a casa prosseguir dia após dia. Ao longo dos 31, quase 32 anos de Relvado Bar, foram empregados mais de 30 colaboradores.

Do contato inicial com os fregueses começou a nascer o amor pela cidade de Guaíba e sua cultura, terra que permitiu a ele integrar a sociedade e tornar-se membro muito bem quisto por todos. Juarez é jogador de futebol nato e acumula inúmeros campeonatos e prêmios de atleta destaque. Além do futebol sua segunda paixão é tiro de laço, tradicionalmente realizados no CTG Gomes Jardim, o qual faz parte do quadro de sócios.

No auto dos seus 61 anos, Juarez viveu mais tempo em Guaíba que em sua terra natal e isso não é por acaso, o carinho, respeito e amizades construídas nessa terra tornam Juarez Justino Ongaratto filho do Berço da Revolução Farroupilha.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 09/02/2021 ás 13:50:53.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 534f75639a131cf4d149bbca0b175b67.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 83646.