Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 070/2020 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Ernani Chacrinha e Ver. Dr. João Collares MDB e PDT 22/12/2020

               O presente Projeto de Lei tem a finalidade de dar a denominação definitiva a uma rua do bairro Parque 35, Loteamento Guaíba Park.

JUSTIFICATIVA

A presente proposta legislativa de nomear uma via pública, atualmente chamada de Rua 22, no bairro Parque 35, loteamento Guaíba Park, com o nome de NELSON FERREIRA ALVES tem por objetivo homenageá-lo de maneira singela. 

 Humildade, carisma, competência e caráter irreparável foram algumas das características de Nelson Ferreira Alves, conhecido carinhosamente como “Coruja”. Foi Casado com Maria Zelete Ferreira Alves por 44 anos, construiu uma linda família, tendo sua filha Fernanda e seus dois netos, Vittório Domênico e Carmela.

Talvez, se ainda estivesse entre nós, entenderia não ser necessária esta homenagem, proposta por este projeto de lei. Seria injusto, entretanto, passar despercebido este cidadão com uma contribuição tão vasta para o Município; um homem que tanto lutou para a geração de emprego e renda para Guaíba; enfim, uma pessoa que sentia orgulho de sua cidade: não temos dúvidas, senão, que és um reconhecimento mais que merecido.

 Visão Empreendedora

Nelson “Coruja” sempre teve a veia empreendedora. Em 1977, fundou a empresa no ramo gráfico. Por muitos anos esteve à frente do negócio, junto de seu irmão. Com ímpeto visionário, gostava de empreender e tinha uma mente criativa. Tudo que o rodeava, atuava com competência.

Nos últimos anos de sua vida, teve que abandonar os negócios para cuidar da saúde e curtir sua família e seus netos.

Grande Desportista, Célebre Gremista

            Se falar em célebres gremistas de Guaíba, seja em qualquer roda de conversa da cidade, o nome de Coruja será lembrado. Além de fervoroso torcedor do Imortal Tricolor, foi, também, conselheiro do Clube.

            A paixão pelo esporte, todavia, não se resume ao Grêmio. Coruja sempre gostou de jogar futebol e, por muitos anos, foi treinador do Internacional, de Sertão Santana além de ter sido também  presidente do clube.

Cidadão Participativo

Mas não foi somente na área esportiva a contribuição de Coruja com Guaíba. Apesar de não se envolver diretamente com a política partidária, tinha a convicção que precisava contribuir com a sociedade guaibense de outras formas. Com isso, foi Rotariano, assumiu como conselheiro do Sicredi, presidente do Conselho Deliberativo do Sport Clube Itapuí nos anos de 2007 á 2010, clube em que também foi vice-presidente nos anos de 2001 á 2004.  E também fez parte da comissão que gerenciou o clube nos anos de 2010 á 2011 , Assim como o Grêmio, o Rubro-Negro guaibense foi uma das grandes paixões do Coruja.

Se fosse para o bem de Guaíba, com certeza tinha o envolvimento de Nelson Ferreira Alves.

Amigo, Esposo, Pai, Avô

Todos que o conheceram sabem da importância que teve como cidadão guaibense; mas, nem todos tiveram a oportunidade de tê-lo como amigo: uma pessoa muito acima da média. Um esposo e pai exemplar, e, sem dúvidas, um avó que amava por demais os seus netos.

Nelson Ferreira Alves deixou esposa, filha e dois netos. O “Coruja”, como era carinhosamente chamado por seus amigos, deixa um legado para Guaíba: de que é importante, sim, valorizar o empreendedorismo; acreditar, muito, na construção de uma sociedade melhor através do esporte, e, principalmente, o quanto é importante ser gentil, honesto e sempre colocar muito amor naquilo que se faz. 

            Obrigado, Nelson Ferreira Alves.

Guaíba, enquanto cidade, poderá retribuir um pouco desta tua brilhante história, com esta singela homenagem, prestes a ser aprovada por este Parlamento.

           

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 08 de Dezembro de 2020.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por RENATO PASSOS em 08/12/2020 ás 17:39:56.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação dad3fdb75a30aa26de5f6461abafd962.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 82373.