Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 049/2020 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Everton da Academia PL 25/08/2020

 

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de dar a denominação definitiva a uma rua do bairro Parque 35, loteamento Guaíba Park.”

JUSTIFICATIVA

A presente proposta legislativa de nomear uma via pública, atualmente chamada de Rua 19, no bairro Parque 35, loteamento Guaíba Park, com o nome de PASTOR EDGAR GONÇALVES DOS SANTOS tem por objetivo homenageá-lo de maneira singela.

Nascido em 03 de dezembro de 1948, na cidade de Pelotas, filho do militar da reserva Edgar José dos Santos e da dona de casa Olga Gonçalves dos Santos, o Pastor Edgar Gonçalves dos Santos, desde jovem destacou-se como um prodígio da oratória e da escrita, sendo, devido a isso, precocemente integrado ao corpo de professores que ministravam aulas para o grupo jovem da igreja que frequentava. Ainda na transição para a fase adulta foi convidado a fazer de um programa na Rádio Pelotense.

A Grande capacidade criativa e de execução de projetos contribuíram para uma rápida e justificada ascensão hierárquica que, ainda na juventude, o levaram a exercer de forma brilhante e abnegada as funções de diácono, presbítero, evangelista, missionário, e pastor.

Ainda nos anos sessenta, fez parte do grupo de fundadores de uma associação comunitária no bairro Bom Jesus/Areal, em Pelotas.

Nessa entidade, criada e impulsionada ao lado de médicos, advogados, professores e outros profissionais com consciência social, os moradores poderiam, de forma gratuita, obter os mais variados auxílios, participar de palestras e oficinas de artesanato.

No inicio dos anos 70 começa sua peregrinação levando a palavra de Deus para lugares mais distantes e desassistidos.

Durante seu trabalho como missionário, visita diversas cidades e povoados isolados, fazendo trabalho humanitário e social até mesmo em território uruguaio e em plena guerra civil. Na mesma época percorre também estados como Paraná e São Paulo sempre com muito destaque.

Por onde passou, conseguiu deixar um trabalho consolidado e apto para seguir levando adiante os ensinamentos sagrados.

Durante sua trajetória, ajudou a fundar diversas igrejas como, por exemplo, a Igreja Evangelica Pentecostal Aliança de Salvação, fundada em 1975 ao lado do Pastor Amadeu Nunes e que até hoje segue firma em sua missão.

Na década de oitenta, através da Igreja Evangélica Pentecostal Ministério da Fé, chega na cidade de Guaíba. Aqui fixa residência e acaba transformando a cidade, onde viveu a maior parte de sua vida, em sua segunda terra natal.

Nos aos 2000, após algumas passagens por outras congregações, e com sua aposentadoria, resolve voltar a executar um trabalho mais voltado ao suporte a igrejas e à assistência social, emocional e espiritual.

Se aproxima de instituições de caridade, clinicas de reabilitação e asilos, fazendo também de forma voluntária o transporte de pessoas que necessitavam de cuidados médicos.

Construiu uma rede de benefícios que ao longo dos últimos vinte anos auxiliou muitas pessoas com necessidades, sempre levando uma mensagem otimista que instigava o desejo de superação.

Nos anos de 2010, fundou a Igreja Aliança com Deus, Ali conseguiu dar continuidade ao seu trabalho em prol dos ensinamentos da palavra de Deus e estabelecer uma linguagem própria que tocava o coração pela simplicidade e sensibilidade no trato com as pessoas, sempre passando confiança da transparência, serenidade e responsabilidade que demonstrava em suas atitudes.

Lutou muitas batalhas, levantou várias campanhas e cruzadas. Sempre disposto e com ternura, viveu uma vida de desprendimento e muita coragem.

Parte deixando para trás uma família que continuará honrado o seu legado como cidadão e como homem de Deus, além de uma legião de admiradores órfãos de sua presença física e constante.

Parte, vitimado pelo Covid-19, porém carregando em seu peito um coração que ali já não cabia por estar cheio de amor. Parte e nos deixa uma linda lição de amor, amizade e comprometimento.

Por tais razões, contamos com sua compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 11 de Agosto de 2020.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOICE DA SILVA SOUZA em 11/08/2020 ás 17:51:14.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 6a7c68b7ed1db6ccd84921b4639a70bb.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 81017.