Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 034/2020 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Everton da Academia PL 30/06/2020

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de inclusão do Maio Vermelho no calendário oficial de eventos do município, e dá outras providências.

 “O Projeto Maio Vermelho, visa lutar contra o câncer bucal neste mês, é uma iniciativa sem fins lucrativos, conta com vários parceiros e tem todo o apoio do CRO/RS” – relata o Presidente do Conselho, Nelson Eguia. Associação do Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (ACECO), Secretarias de Saúde do Estado e dos Municípios, Cursos de Odontologia de todo o Estado, TelessaúdeRS/UFRGS e muitos parceiros, com organização da UFRGS, SMS-PMPA e CRO/RS, formam o grupo de trabalho permanente do Projeto.

No Brasil, 15 mil novos casos são estimados a cada ano, cerca de 1000 só no Rio Grande do Sul. A taxa de mortalidade se mantém em 50% e o diagnóstico tardio parece ser o principal responsável por este quadro, pois quanto mais avançado, mais limitadas são as alternativas de tratamento e pior o prognóstico.

A campanha é alusiva ao dia 31 de Maio, instituído por lei estadual como marco para que a população fique atenta a sinais de lesões na boca e garganta: feridas ou caroços que não cicatrizam em 14 dias; áreas vermelhas ou brancas na boca; sangramentos sem causa conhecida; rouquidão persistente; e dificuldade para falar, mastigar ou engolir.

Fonte: http://crors.org.br/

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 28 de Maio de 2020.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOICE DA SILVA SOUZA em 28/05/2020 ás 15:43:59.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 35348e52c285a21cc75871409ca27465.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 80255.