Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 101/2020 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 17/03/2020

O vereador que ao final subscreve, solicita a Mesa Diretora que após os tramites regimentais, envie correspondência ao Executivo Municipal, para que através da Secretaria competente responda o que segue.

1 - Por qual motivo foram feitas trocas de alunos das escolas municipais ao qual foram inscritos e matriculados sem que os pais tivessem sido comunicados da decisão?

2 - Se as inscrições foram feitas em Novembro de 2019 e desde então o município sabia a quantidade de crianças que seriam matriculadas, porque deixaram a correria por vagas e remanejo de crianças só para quando iniciaram as aulas e deixam sem respostas concretas aos pais que nem sabiam em que escola seus filhos estariam de fato?

3 - Por qual motivo as turmas de Educação Infantil da escola Anita Garibaldi passaram para a escola Evaristo da Veiga sendo que a Escola Anita possui melhor estrutura para atendimento aos pequenos por não possuir escadas e ter banheiros adaptados dentro das salas de turmas iniciais?

4 - Qual a possibilidade de colocar os alunos de séries iniciais na Escola Anita Garibaldi, já que foi pra lá que a maioria dos pais realizou a inscrição como primeira ou segunda opção?

5 - Porque muitas escolas iniciaram suas atividades sem que o quadro de funcionários estivesse completo? 

Justificativa:

São inúmeros os relatos que estamos recebendo de pais desesperados, preocupados com seus filhos, pais que estão reclamando por terem escolhido duas opções de escolas durante as inscrições e seus filhos terem sido encaminhados para outra escola diferente de suas escolhas, pais que no primeiro dia de aula não sabiam para qual escola seus filhos seriam encaminhados, pais que ficaram sabendo somente após o início das aulas que a direção da escola havia sido modificada, são inúmeros os relatos que estamos recebendo de pais descontentes com a forma que a Educação do município está sendo conduzida, nota-se que houve uma falta de organização grande no início deste ano letivo.

Algumas escolas ainda não realizaram entrevistas com os pais, para saberem melhores informações de cada aluno, sendo que esta deveria ser uma prioridade. Como que uma escola recebe os alunos sem entrevistar os pais para estar a par da dificuldade de cada aluno, saber se o mesmo possui alguma restrição alimentar ou alguma alergia, as crianças estão sendo expostas ao perigo pela escola não conhecer a necessidade de cada aluno.

Os alunos de séries iniciais que eram para estar na Escola Anita Garibaldi passaram a ser alunos da Escola Evaristo da Veiga sem o consentimento dos pais previamente, muitos pais nem receberam essas informações ainda, estão levando seus filhos para o Evaristo como se fosse um anexo do Anita, sendo que não é mais.

A ideia de remanejar as séries iniciais do Evaristo para o Anita Garibaldi deve-se ao fato de que o Anita possui melhores estruturas para receber essas crianças, no Evaristo eles estão estudando no segundo andar, sendo obrigados a subir e descer as escadas do prédio, os banheiros não são adaptados e nem dentro das salas de aula, além de precisarem fazer o trajeto desacompanhados pela escola não dispor de monitor, sendo que no Anita cada sala de séries iniciais possui banheiro próprio, o pátio é menor e apresenta menos riscos aos pequenos, além de contar com grades bem seguras e sempre fechadas, diferente de onde foram colocados agora, que desde o primeiro dia de aula os portões vem ficando escancarados, sem segurança alguma para os alunos, que pela pouca idade e inocência não tem noção do perigo.

Então, porque não realizam reunião com os pais para saber a opinião e a escolha de cada um, entender melhor a questão de zoneamento e a dificuldade de cada criança, para assim juntos encontrar a melhor forma de resolver essa situação de desconforto em que estão essas famílias, a final, a escola também é ambiente familiar, todos devem trabalhar juntos em prol do desenvolvimento, educação e seguranças das crianças.

Outra escola em que esta na mesma situação é o Arlindo Stringhini, em que as famílias estão insatisfeitas e relatando que ficou inviável levar para a Escola Gastão Leão, pois, a maioria dos alunos que foram enviados pra lá moram bem próximos ao Arlindo e passarão na frente se deslocando a uma escola mais longe de sua residência e para qual não foram inscritas no período de inscrição e nem matriculados.

Estamos vivendo um momento muito difícil na educação, muitos pais revoltados com a situação e aqueles que procuraram a Secretaria de Educação do município tem recebido como resposta, que as coisas estão sendo organizadas, que estão em fase de adaptação com as escolas novas que foram municipalizadas, e que os pais devem compreender, porém quem compreende a situação que os pais e alunos estão vivenciando??

Aguardamos que esta situação possa se resolver da melhor forma possível, principalmente para os pais que tem filhos em escolas que não dispõe de monitores para auxiliar na hora do banheiro e na hora do lanche, hora que se torna muito preocupante para crianças que tem alergia a algum alimento e no simples ato de compartilhar um lanche ou comer o que é oferecido pela escola corre risco até de vida dependendo do grau de alergia, outro ponto também muito importante e a questão da segurança.

Ressaltamos que independente da escola nossas crianças precisam de segurança, boas estruturas, adaptadas e com qualidade no ensino. Isso é o anseio de toda comunidade escolar.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 12/03/2020 ás 14:21:45.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b72119f4a602c5f051e160f51f9745fb.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 79380.