Câmara de Vereadores de Guaíba

PARECER JURÍDICO

PROCESSO : Requerimento à Mesa Diretora n.º 036/2020
PROPONENTE : Ver. José Campeão Vargas
     
PARECER : Nº 037/2020
REQUERENTE : #REQUERENTE#

"Solicita a concessão de uma homenagem por meio de Sessão Solene para a Desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel."

1. Relatório

O Vereador José Campeão Vargas apresentou o Requerimento à Mesa Diretora nº 036/2020, solicitando à Mesa Diretora que seja providenciada uma sessão solene com a entrega de placa de homenagem à Desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel. Encaminhado à Comissão de Justiça e Redação, o requerimento foi remetido a esta Procuradoria.

2. MÉRITO

O Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Guaíba dispõe, no seu artigo 69, que “As reuniões solenes destinam-se a comemorações ou homenagens e nelas poderão usar a palavra todos os vereadores, demais autoridades e convidados pela Mesa Diretora, ouvidos os líderes de bancada”.

A Resolução nº 005/12, da Câmara de Vereadores de Guaíba, por sua vez, normatiza as sessões solenes no âmbito interno. O art. 1º estabelece que “As reuniões solenes de origem do Poder Legislativo destinam-se a homenagear pessoas ou instituições que tenham se destacado nas áreas da saúde, educação, esporte, cultura, religião, política, meio ambiente ou empreendedorismo, no âmbito do Município de Guaíba”.

Para a concessão de homenagens, prevê a Resolução nº 005/12, no art. 2º, que “A homenagem será proposta através de requerimento de vereador, grupo de vereadores ou Mesa Diretora e subscrito por 50% (cinquenta por cento) dos membros da Câmara.” Deve o requerimento conter os dados do homenageado e breve currículo justificando a honraria.

O art. 3º, por fim, prevê uma limitação: “Cada vereador poderá propor 2 (duas) homenagens por ano, incluídas as homenagens em que figurar como grupo ou Mesa Diretora, excluídas aquelas em que subscrever para composição de 50% dos membros da Câmara”.

Verifica-se, no caso em análise, que todos os requisitos exigidos para a concessão da homenagem foram observados, não havendo qualquer impedimento ou obstáculo para o ato solene. O requerimento foi subscrito por mais de 50% dos membros da Câmara, há detalhado relato sobre a história da homenageada e não se verificou ofensa ao limite de homenagens permitidas a cada vereador.

3. Conclusão

Diante do exposto, a Procuradoria opina pela legalidade e pela regular tramitação do Requerimento à Mesa Diretora nº 036/2020, por estar de acordo com o Regimento Interno e com a Resolução nº 005/2012, da Câmara de Vereadores de Guaíba.

É o parecer, salvo melhor juízo.

Guaíba, 13 de fevereiro de 2020.

GUSTAVO DOBLER

Procurador

OAB/RS nº 110.114B



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Documento publicado digitalmente por GUSTAVO DOBLER em 13/02/2020 ás 10:29:23. Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3448265e80882d694fe12ceed77ac813.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 78492.