Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 012/2020 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 11/02/2020

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de:

“Concede o Titulo de Cidadão Emérito ao

Sr. Carlos Eduardo Martins de Souza”

       Carlos Eduardo Martins de Souza nasceu em 07/10/1963, na cidade de Capela de Santana, casado há 30 anos com a senhora Marcia Machado Cruz, com quem constituiu uma família e teve seu filho Vitor.

       Após sua formação em 1980 na Escola Agrícola de São Leopoldo foi que deu inicio a sua carreira, iniciando seu trabalho no Irga, como Técnico Agrícola em 10 de novembro de 1981, aos seus 18 anos de idade, sendo nomeado para atuar junto ao 13º NATE (Núcleo de Assistência Técnica), chegando ao escritório de Guaíba no final do mesmo ano. Naquele ano o escritório do Irga de Guaíba contava somente com uma secretária; senhora Deliese Pereira Grossini, onde iniciaram a trabalhar juntamente com o Engenheiro Agrônomo Roberto Longaray e o Técnico Agrícola Ézio Luiz Heizenreder.

       Além de atuar na sede do 13º NATE em Guaíba, também atendiam os municípios de Barra do Ribeiro, Sertão Santana, Mariana Pimentel, Eldorado do Sul, Charqueadas, Nova Santa Rita, Capela de Santana e Portão (área hoje em torno de 41.000 has).  Naquela época iniciaram o levantamento planialtimétrico em áreas de banho, com a finalidade de planejar a drenagem e irrigação destas áreas para o plantio de arroz, milho, soja e pastagem. Este era um projeto do Governo Federal, chamado Próvarzeas, e tinha por finalidade melhorar e incorporar novas áreas a agricultura e pecuária. Durante este período foram centenas de projetos de açudes, além de centenas de medições para cálculo de volume de água realizadas, como também quilômetros de canais levantados e calculados, com a função de levar e tirar água das lavouras de arroz, incorporando novas áreas ao cultivo de arroz irrigado.

       O trabalho no Irga consiste basicamente em assistência técnica a lavouras de arroz; hoje também soja na várzea, funcionando precipuamente por solicitação dos produtores.

        Na medida em que os produtores têm problemas em suas lavouras, a visita do Irga é solicitada e esta ocorre sem custo nenhum ao produtor. Durante seus 38 anos de serviços prestados ao Irga em Guaíba, teve a oportunidade de fazer diversos cursos de aperfeiçoamento nas áreas de irrigação e drenagem, georreferenciamento e manejo dos diversos tipos de plantio: convencional, cultivo mínimo, direto, pré-geminado e mix. Atualmente esta na fase final de um curso de Gestão Ambiental.

       “Antes de iniciar a trabalhar no Irga, jamais tinha visitado Guaíba, e tenho muito orgulgo de ter trabalhado para famílias tradicionais do município, como: Jardim, Lessa, Orlandi, Gonçalves, Berbigier, Fitchtner, Feijó, Garcia, Kroeff, Marocco, Quadros, entre outras. Lembro com saudades de pessoas como os Srs. Henrique Orlandi, Mário Lessa, Rui Pires Gonçalves (saudoso tio Rui), Rubens A. Gonçalves (Rubinho), Darty Souza Nunes e Mário Pereira Jardim. Como se esquecer de um pai, sabendo que estava com os dias contados, me pedindo para ajudar seu filho a tocar a lavoura. Durante todo este período tive a oportunidade de trabalhar com três gerações (avô, pai e neto), participando das transições de uma geração para outra.

        Não posso deixar de falar que sempre tive sorte em poder trabalhar em Guaíba, com colegas de alta capacidade com grande conhecimento na cultura do arroz, motivo este em que pude adquirir algum conhecimento na cultura do arroz irrigado. Nos primeiros anos tive a parceria do Engenheiro Agrônomo Roberto Longaray Jaeger, que embora tenha iniciado a trabalhar no Irga junto comigo, já tinha grande conhecimento na cultura, pois nasceu e se criou dentro de uma lavoura de arroz, acompanhando seu pai Arno Jaeger. Após, passei a contar com a parceria do Engenheiro Carlos Felipe Mascarenhas Nassif, que também havia iniciado o trabalho no Irga junto comigo, mas no município de Candelária e após em Viamão. Grande colega, muito competente e que vestia com garra a camisa do Irga. Por último, a uns 4 anos atrás, passei a contar com a parceria do colega Engenheiro Ricardo Kroeff, meu conterrâneo de Capela de Santana, também de grande competência, nascido e criado dentro da lavoura de arroz, que iniciou sua atividade no Irga na região de General Câmara e Triunfo.

        Pra mim é muito fácil encerrar este ciclo de minha vida, meu primeiro e único emprego. Só tenho a agradecer a comunidade de Guaíba e região, que sempre me recebeu de braços abertos, fazendo com que eu me considere um guaibense, mesmo tendo nascido em outro pago”.                                        

                                    Carlos Eduardo Martins de Souza”

       Sendo assim, após este breve histórico de vida e um riquíssimo relato profissional do próprio Sr. Carlos Eduardo Martins de Souza, nada mais justo do que uma homenagem, como forma de reconhecimento por todos os serviços prestados dentro do nosso município e a todos os produtores da nossa região que são de tamanha importância para toda a base alimentar da população, sem eles não haveriam os alimentos que chegam a nossa mesa todos os dias.

Guaíba, 22 de Janeiro de 2020.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 22/01/2020 ás 17:33:01.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 536d970ae92256377258000f60a52594.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 77655.