Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 672/2019 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. José Campeão Vargas PTB 26/11/2019

O Vereador José campeão Vargas, solicita à Mesa Diretora que, após os trâmites regimentais, envie ofício para o Diretor Administrativo da UNIMED POA COOPERATIVA MEDICA LTDA, sito à Rua Dr. Montaury, 259 – Centro – CEP 92704650 – Guaíba/RS; com cópia para o Sr. Diretor de Saúde e Desenvolvimento Humano, Dr. José Milton Cunha Mirenda, na  Unimed Pelotas, sito à Rua Almirante Barroso, 2309 – Centro – CEP 96010280 – Pelotas/RS a fim de:

Enviar esclarecimentos sobre o episódio ocorrido no dia 13/11/2019, onde o vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Guaíba, Jonas Xavier, após passar mal na Tribuna, durante Sessão Solene que se realizava na Casa Legislativa, foi levado, por volta das 21h, até a emergência do Pronto Atendimento da Unimed, apresentando quadro de náuseas, forte dor de cabeça e no peito, dificuldade de fala e de locomoção e, depois receber atendimento e ter feito exames e medicação, foi liberado, ainda com tontura, por volta das 23h, como se mais nada tivesse.

Ocorre que durante a noite voltaram alguns sintomas como náuseas e dor de cabeça forte, tendo com o passar do tempo uma piora de quadro, sendo levada, na manhã seguinte, para atendimento na Emergência do Hospital Divino Providência em Porto Alegre, aonde chegou e logo que passou pela triagem já foi submetido a exames como tomografia,  que diagnosticaram um Acidente Vascular Cerebral – AVC Hemorrágico, sendo realizada sua imediata baixa em UTI, onde o vereador Jonas Xavier permanece até a presente data, com a capacidade de locomoção, até então, não restabelecida e tendo sido submetido a dois procedimentos cirúrgicos.

Posto isto, questionamos:

  1. A quais os exames foi submetido o vereador Jonas Xavier, quando do atendimento na Emergência da Unimed, visto que os sintomas apresentados deveriam ter sugerido uma investigação mais minuciosa e detalhada, justamente para descartar problemas mais graves, como o que acabou sendo, posteriormente, diagnosticado no Hospital Divina Providência.

Qual é o procedimento padrão em casos em que o paciente que chega para atendimento no Serviço de Emergência/Pronto Atendimento, apresentando sintomas de náuseas, forte dor de cabeça e/ou no peito, tontura e dificuldade de fala e de locomoção?

Justificativa

A prestação de serviços médicos de urgência e emergência revestem-se de grande importância, tendo em vista o bem com que trabalham, ou seja, nosso bem maior, a vida. Portanto, aqueles que tomam para si a louvável tarefa de prestar atendimento àquelas pessoas que estão, em tese, correndo risco de vida, devem sempre e com o máximo zelo, certificar-se de todos os procedimentos recomendados ao caso sejam realizados e com o total empenho da instituição e dos profissionais envolvidos.

                   O presente Requerimento busca trazer esclarecimentos sobre o triste episódio ocorrido no dia 13/11/2019, em relação ao colega vereador e vice-presidente da Câmara de Vereadores de Guaíba, Jonas Xavier, ao qual, em nome dos demais Pares desta Casa, desejo o melhor e mais rápido restabelecimento de sua saúde.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por BRUNO SCHMSKI DUARTE em 21/11/2019 ás 18:18:21.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c1c12895fdcdf0d6dc60ce125bd290d7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 76152.