Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 243/2019 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do Cidadania CIDADANIA 28/05/2019

A Bancada que ao final subscreve, solicita a Mesa Diretora que após os tramites regimentais, envie correspondência ao Executivo Municipal para que através da Secretaria competente responda o que segue:

Segundo informações extras oficiais foi gasto no exercício de 2018 uma média de R$ 1.725.526,00 com a “Operação Tapa Buracos” em 205 ruas do município:

01) Considerando que a operação “Tapa buracos” é um paliativo que resolve a curto prazo, custa caro,  não há necessidade de se analisar o custo/benefício desse tipo de trabalho?

02) Para a execução da operação tapa buracos, esta sendo observada e fiscalizada a responsabilidade civil e ético-profissional da qualidade, solidez do serviço  da executante? 

Justificativa:

Buracos aparecem, é tapado e reaparece, num círculo sem fim. Podemos acompanhar os sucessivos estragos e consertos do asfalto nas ruas, uma situação que se repete em todas as regiões da cidade. Basta chover e lá estão todos outra vez alguns novos, outros de sempre. Desperdício de dinheiro, dizem especialistas, que consideram ineficaz a manutenção das ruas e avenidas com a operação tapa buracos.

Entendemos que de forma emergencial é o que se consegue fazer, mas empresas terceirizadas que atendem a maioria dos municípios são contratadas para deixar as ruas e avenidas livres de buracos e os valores anuais de contrato se repetem. “O que está errado é o sistema de tapar buracos. Se o asfaltou rompeu, tem que refazer toda a estrutura. Isso, sim, sério e duradouro de acordo com a opinião de engenheiros e consultores especialista em pavimentos”.

Trabalha-se apagando incêndio, em vez de optar pela prevenção. Espera-se a chuva e a reclamação dos cidadãos para tapar os buracos.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 23/05/2019 ás 17:22:33.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 31de3da83da47c880dda5926a96e20c8.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 69099.

Adendo proposto por Alex Medeiros
A possibilidade de uma fábrica de asfalto no município

28/05/2019

Aprovado com Adendo por unanimidade
28/05/2019