Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 238/2019 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Dr. João Collares PDT 18/06/2019

Senhor Presidente,

O Vereadores Dr. João Collares (PDT), por meio do presente, a égide do artigo 115 do Regimento Interno desta Egrégia Casa, solicita informações junto ao Executivo Municipal, relativas à Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano e à Procuradoria Geral do Município.

É de notório conhecimento que hoje o espaço público, atualmente utilizado como estacionamento de veículos dos usuários de transporte hidroviário de Guaíba para Porto Alegre, encontra-se em estado deplorável de conservação.

Em consulta realizada junto a Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano, que buscava saber a proprietário do referido local, este Parlamentar obteve como resposta: Que apesar de ser uma área central,com boa localização, próxima ao Lago Guaíba, a mesma não possui proprietário, seja pública, em nenhuma esfera, seja ela Federal, Estadual, ou Municipal, ou privada.

Também nos foi informado, que o Executivo Municipal estuda alternativa jurídica para tomar de posse o referido espaço.

Em face do exposto, pergunto:

1. Quando o Executivo ajuizará pedido de Aluvião e/ou Usucapião para tomar a propriedade do referido espaço, que é utilizado pela população guaibense como estacionamento dos usuários do transporte hidroviário?

2. De acordo com informação passada pela Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano, de que o referido espaço não possui proprietário,como foi feito a regulamentação para construção do terminal e do paradouro dos motoristas, cobradores e demais funcionários da empresa que possui concessão de exploração do transporte público municipal?

3. Cópia da documentação que deu liberação da construção do terminal e do paradouro acima descritos.

Justificativa:

O presente Requerimento tem como base o Artigo 6º; Inciso XVI, da Lei Orgânica Municipal, compete ao Executivo a responsabilidade de  regular a disposição, o traçado e as demais condições dos bens públicos de uso comum.

Portanto, para fins de fiscalização e transparência, convido os pares desta Egrégia Casa a aprovarem o presente requerimento, bem como a brevidade do executivo na resposta do mesmo. 



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 23/05/2019 ás 13:03:32.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a141638b835466f7d35339d636903d02.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 69017.