Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 222/2019 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do Cidadania CIDADANIA 21/05/2019

                  A Bancada que ao final subscreve solicita a Mesa Diretora que após os tramites regimentais, envie correspondência ao Executivo Municipal para que através da Secretaria competente, responda o que segue: 

1 - Procede a informação que temos apenas um cardiologista para atendimento em todo o nosso município?

2 - Qual a possibilidade de abrir novo concurso para esta especialidade e para as demais que estiverem com apenas um profissional ou com déficit de profissionais?  

Justificativa:

Conforme Art. 196. Da Constituição Federal: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

Dentro do meu papel de fiscalizador do município, devo estar sempre atento para que a nossa Constituição seja cumprida. Fiquei preocupado ao receber está noticia de que temos apenas um cardiologista em nosso município, por este motivo venho por intermédio deste questionar o Executivo, para que se realmente há apenas um, para analisarmos a possibilidade de novo concurso para que haja novo chamamento para estes profissionais tão importantes.

Minha maior preocupação vai além do tamanho da fila de espera que há para atendimento com este profissional, claro que este é um dos principais fatos, pois com saúde não se brinca, e quando se trata de coração creio ser uma urgência, sabemos que os casos graves de alto risco são enviados para hospitais capacitados onde encontram-se profissionais com maior brevidade, porém como ficam as pessoas que não foram diagnosticadas com alto risco? Estas devem aguardar semanas a ocupada agenda deste profissional? Porém como citado anteriormente, a preocupação vai além da espera, todos os profissionais possuem direito a férias, todos os profissionais correm o risco de adoecerem, de por algum outro motivo se ausentarem, possuem direitos de licenças, e assim por diante, fazendo com que o gestor de saúde fique sem alternativas para cumprimento da agenda do profissional.

Acredito que a saúde no nosso município esta caminhando lentamente mas está caminhando pra frente, mesmo que vagarosamente temos que reconhecer que ela esta evoluindo, porém para que isso continue a acontecer, ou para que aconteça de uma forma mais rápida, precisamos estar atentos a todos os detalhes que podem nos causar problemas lá na frente, a ausência de um profissional único na área em que atua, causa grande complicação para a continuidade dos serviços, há uma agenda lotada da qual deve ser cancelada até o encontro do novo profissional há pessoas ficando mais doentes e até mesmo correndo riscos de vida muitas vezes.

Quando citamos o déficit de outros profissionais é que sabemos que algumas especialidades não possuem a quantidade necessária de médicos para suprirem a demanda desta especialidade.

Para fim de esclarecer estas dúvidas e quem sabe analisarmos uma forma de melhoria, conto com os pares desta casa.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 16/05/2019 ás 16:44:38.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 8ef65f3aef234124af03b63d6d293cd6.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 68702.