Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 220/2019 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 21/05/2019

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

1 - Nosso município já esta planejando alguma proposta para enviar para o Ministério da Saúde, para que nossas USF participem do Programa Saúde Na Hora?

Justificativa:

O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou nesta quina-feira (16), em Brasília, uma portaria que traz novas diretrizes para a ampliação do atendimento na atenção primária. Segundo o ministério, 2.289 unidades de saúde estão aptas a participarem do programa, o número abrange em torno de 400 municípios brasileiros.

A idéia é ter unidades abertas no horário do almoço, de noite e até aos finais de semana. O objetivo do aumento de horário é para que a população tenha maior disponibilidade de atendimento, desafogando um pouco o pronto atendimento das cidades, que fica como único recurso a partir de certo horário. Facilitando assim a vida das pessoas que trabalham até mais tarde e que não conseguem levar seus filhos durante o horário de funcionamento das unidades atualmente, pois quando o individuo sai para trabalhar a unidade se encontra fechada, no horário de almoço isso torna a acontecer e a noite quando o mesmo solta do trabalho a unidade já encerrou seu horário de expediente, esta nova forma facilita para que os pais não atrasem mais as vacinas de seus filhos mantendo-os imunizados contra vários tipos de doenças, além de ter um atendimento mais freqüente, um melhor acesso a saúde, a qual atualmente está sobrecarregada não somente em nosso município, mas em diversos outros, que possuem apenas um pronto atendimento em horários noturnos e fins de semana.

            A iniciativa permite que a população tenha maior acesso aos serviços da Atenção Primária, como consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, testes de rastreamento para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), triagem neonatal, aplicação de vacinas, acompanhamento pré-natal, entre outros procedimentos.

Este não é um problema apenas do nosso município, mas segundo pesquisas atualmente, a maior parte das 42 mil USF que temos em todo o país funcionam 40h semanais, e apenas 336 unidades expandiram seus horários por decisão dos gestores locais e, agora, com esse programa poderão receber mais recursos federais por aderirem à estratégia Saúde na Hora.

Sabemos que quando trata-se de saúde os gastos sempre são muito elevados, qualquer equipamento ou aparelho que estrague possui um altíssimo custo para concerto ou adquirição de novo equipamento. Portanto todo o valor que é repassado para que os municípios invistam na saúde, sempre é bem vindo e deve ser bem aproveitado, por este motivo minha preocupação para que possamos pelo menos nos empenhar, nos esforçar para que consigamos fazer parte deste programa, que com toda certeza trará bons frutos para a população.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 16/05/2019 ás 16:41:14.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 571b354feca8a5932c0c153ed315ea92.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 68701.