Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 224/2019 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver.ª Claudinha Jardim, Ver. Dr. João Collares e Ver. Juliano Ferreira DEM, PDT e Podemos 28/05/2019

 Senhor Presidente,

Os vereadores Claudinha Jardim (DEM), Dr. João Collares (PDT), e Juliano Ferreira (PR), integrantes da Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Meio Ambiente, vêm respeitosamente perante Vossa Excelência, sob a égide do artigo 115 do Regimento Interno desta Edil Casa, solicitar que seja encaminhada ofício a 12ª Coordenadoria Regional de Educação, com os questionamentos que seguem:

Tendo em vista que, desde o ano de 2007, com a demolição do Pavilhão Canadá, do Instituto Educacional Gomes Jardim, o Centro da cidade ficou sem um ginásio de esportes para a comunidade escolar e população, qual a viabilidade de serem retomadas as conversas para a instalação de um novo Ginásio no Gomes Jardim?

Nos últimos cinco anos, quais iniciativas foram tomadas para que fosse dado algum encaminhamento, sobre uma possível retomada nas tratativas da construção de um novo Ginásio Poliesportivo no Centro da cidade?

Entendemos o momento de dificuldade econômica em que o Estado passa, e com isso questionamos se existe a possibilidade de uma busca, mesmo que paliativa para este problema. Caso positivo, qual alternativa foi pensada?

Justificativa

Lembramos que trata-se da primeira escola pública de Guaíba e que faz parte da história da cidade, tendo gerado inúmeras lideranças políticas, empresariais e cidadãos que hoje cumprem importante papel na sociedade.

Conforme a direção, um dos espaços que durante décadas abrigou atividades culturais e esportivas, o Pavilhão Canadá, teve que ser demolido em 2007. Ele oferecia riscos aos mais de 1500 alunos. Antes disso, na década de 90, o Pavilhão Canadá foi interditado devido a problemas de segurança. Durante mais de uma década buscou-se, sem resultados práticos a restauração do prédio. Em virtude dos inúmeros problemas que começaram a aparecer no pavilhão pelo seu abandono, foi a demolição. No local foi feita uma cancha de esportes com a perspectiva de após ser construído um ginásio coberto em cima da estrutura pronta.

Uma cidade como Guaíba, tendo uma escola no Centro da cidade com uma boa localização, o ginásio serviria para inúmeras atividades culturais e esportivas, inclusive aos fins de semana. O próprio Festival de Cinema Estudantil na sua 18ª edição que nasceu nesta escola, e hoje é referência no Brasil, vem tendo que buscar outros espaços, porque não existe local para comportar o evento.

A direção, lembra, ainda, que a escola conta com cursos técnicos, Administração, Celulose e Normal, além dos anos iniciais e ensino fundamental e médio, totalizando mais de 1100 alunos de diferentes bairros e cidades vizinhas, como Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel e Eldorado do Sul.

O ginásio no centro da cidade poderia abrigar inúmeros eventos que vem sendo efetuados na escola envolvendo a cultura e o esporte e receber competições municipais e estaduais, como os JERGS. Ressalta-se, também, que os alunos não têm outra opção próxima para atividades esportivas em dias de chuva e mau tempo.

Desta forma, convidamos aos demais pares desta Egrégia Casa a aprovação deste Requerimento, bem como breve retorno do Executivo. 



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 15/05/2019 ás 17:36:02.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a705b3baa70e42fc013464318a71f73b.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 68644.