Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 033/2019 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Florindo Motorista PP

            

PROJETO  DE  LEI Nº        /2019

 

 

                “Dispõe sobre a criação da Olimpíada da terceira idade e dá outras providencias”.

JUSTIFICATIVA:

 O presente Projeto de Lei tem como objetivo a prática de exercício físico na terceira idade em forma de competição.

Através dos benefícios na prática de uma atividade física adequada pelos idosos, construímos este Projeto de Lei para promover a saúde física e mental, um bem necessário para fugir da depressão e conviver socialmente.

O idoso que freqüenta grupos de atividade física interage com outras pessoas em condições e características comuns com as suas, sentindo-se melhor aceito pela sociedade e também ajuda na redução do risco da ocorrência de doenças cardiovasculares; previne ou ajuda a reduzir a hipertensão; previne ou ajuda a reduzir o colesterol; previne a obesidade; previne a diabetes do tipo II; reduz o risco de osteoporose e, conseqüentemente, de fraturas; melhora algumas doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.

Promove a saúde psicológica aumentando a capacidade de raciocínio e de memorização; confere resistência ao stress; atenua as tensões que se acumulam durante o dia; favorece a qualidade do sono; melhora a auto-estima; quando praticada em grupo, reduz o isolamento.

No entanto, devido às diferenças existentes nas culturas e nas sociedades, nem todos os idosos estão motivados e dispostos a empenhar-se na melhoria da sua qualidade de vida, a partir dos jogos e exercícios que o idoso participa de um rico processo social de convivência que mantém suas boas condições físicas para melhor aproveitar a vida e com a presente propositura em criar "Olimpíadas da Terceira Idade".

Sugiro o apoio do Curso de Educação Física da Universidade da nossa cidade,  “ULBRA - Universidade Luterana.” Que é uma entidade de muito prestigio em toda nossa região.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por em 10/04/2019 ás 14:35:50.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 37e0db97a362cc1275ae68db96e267a4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 67068.