Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 153/2018 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Miguel Crizel MDB

O presente Projeto de Lei tem a finalidade de

“Institui o Dia Municipal do ciclista, no âmbito do Município de Guaíba, a ser comemorado no dia 20 de outubro, e dá outras providências.”

 Ciclista é o usuário que se utiliza da bicicleta veículo de duas rodas não motorizado, tanto para meio de transporte quanto para objeto de laser ou para competições esportivas de ciclismo.

A bicicleta como meio de transporte é utilizado por muitas pessoas, tanto para chegar ao trabalho, escola, como em passeios entre amigos. Quando praticado de forma correta, os benefícios são muitos, dentre eles: resistência muscular, melhora do condicionamento físico, do sistema cardíaco, respiratório e muscular: ajuda a eliminar as gorduras localizadas; reduz o estresse; excelente atividade aeróbica e anaeróbica que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Em Guaíba já existe grupo Pedala Guaíba foi criado no dia 10/03/2014 por um grupo de amigos com o objetivo de reunir as pessoas da comunidade guaibense para passeios ciclístico semanais, incentivando a população ao uso da bicicleta não só como hobby, mas também como um meio de transporte não poluente e sustentável ajudando a evitar doenças associadas ao sedentarismo, tais como cardiopatias e problemas musculares bem como melhorar a saúde mental.

O grupo realiza passeios semanalmente às quartas-feiras 20hs, também conhecido como tradicional pedal noturno, saindo da praça Gastão Leão no centro da cidade. Um passeio leve pelo município, de velocidade e ritmo baixos para contemplar todas as faixas etárias e categorias de ciclistas (iniciantes ou não). Aos finais de semana temos vários passeios para o interior e redondezas. Os integrantes do grupo ainda realizam pedais esporádicos fora os mencionados acima.

Andar de bicicleta em Guaíba pode ser lazer, mas também é um grande desafio, a falta de vias apropriadas para ciclistas e a pouca cortesia dos motoristas no trânsito causam insatisfação na população, mas não intimidam adeptos do ciclismo que encontram prazer na atividade e militância, em prol de mais segurança no trânsito e melhor mobilidade urbana.

O dia 20 de outubro foi escolhido com o objetivo de lembrar o falecimento da ciclista Débora Cristiane Saliba 42 anos, atropelada por um carro quando se dirigia para seu trabalho na Avenida da Cavalhada zona Sul de Porto Alegre o motorista não parou para prestar socorro. Ela utilizava capacete, a ciclista estava sempre usando os equipamentos de segurança recomendados. Inclusive durante o dia, ou seja, não foi negligencia, mas sim uma má educação no transito por parte do condutor do veiculo. 

Assim como este caso existem muitos outros que ocorrem diariamente, Débora foi só mais uma vitima e deixa dois filhos. Em sua homenagem estamos requerendo esta data para que seja instituído o dia “20 de outubro Dia do Ciclista”.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 14 de Novembro de 2018.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por ANA PAULA FAILACE DE SOUZA BATISTA em 14/11/2018 ás 11:44:11.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação b48977e36f34490103439d5ff2fbaa53.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 62354.