Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 560/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 23/10/2018

O vereador que ao final subscreve, solicita a Mesa Diretora que após os tramites regimentais, envie correspondência ao Executivo Municipal para que através da Secretaria competente, responda o que segue:

1 – Qual a quantidade de crianças que ficaram na lista de suplência de cada Escola de Ensino Infantil e destas quantas já foram chamadas? Enviar resposta separada para cada escola.

2 – Quais as Escolas de Ensino Infantil do município que não tiveram crianças na lista de suplências aguardando vaga?

3 – Para as Escolas que não tiveram suplentes ou todos os que estavam na lista já foram chamados, caso tenha novas vagas, como estas são oferecidas as mães que não conseguiram ficar na fila através do sorteio realizado?

4 – De quantas vagas dispõe cada EMEI?

5 – Existe algum planejamento para que em 2019 mais crianças possam ser contempladas a vagas nas escolinhas do município? 

Justificativa:

Sabemos a dificuldade que as mães trabalhadoras do nosso município vêm passando por não conseguirem vaga para os filhos, o quanto é difícil para muitas famílias arcar com despesas de creches particulares e de quantas não conseguem trabalhar para dar um conforto melhor aos filhos justamente pela falta de vagas, portanto peço uma resposta bem transparente e verdadeira para este tema tão importante e que a muito as mães vem lutando.

Estive visitando as Escolas de Ensino Infantil do município a fim de fiscalizar e ver qual a dificuldade de cada uma, além de questionar a supervisão e direção de cada uma delas na questão de vagas, portanto, sei que temos escolinhas no município com um numero X de vagas, mas atualmente atendendo um número menor que isso, ou seja, temos vagas sim, mas por não haver lista de suplentes a escola não pode chamar ninguém. Entendemos que há um processo a ser seguido, que houve um sorteio tanto para vagas quanto suplentes para cada escola, mas ao longo do ano as coisas vão mudando e vagas podem ir surgindo. Seria possível que nestes casos em que não se têm suplentes aguardando, estas vagas sejam oferecidas pela educação da mesma forma em que é feito no período de inscrição? dando alguns dias para que os interessados se inscrevam e logo um sorteio, ou que qualquer outra forma, mas o importante é que se preencha as vagas.

Para cada vaga sobrando temos uma criança precisando, uma mãe deixando de trabalhar e mais do que isso, pode ser uma família passando necessidades por falta de renda fixa pelo fato de não ter onde deixar o filho e nem condições de pagar por creche particular. Um fato também que nos entristece em saber é que muitas crianças de nosso município realizam sua melhor refeição do dia dentro das creches municipais, quando não a única.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 18/10/2018 ás 14:49:23.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3cb40fcbad1cec9f435ea6027800aecc.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 60821.