Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 563/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do DEM DEM 23/10/2018

A Bancada do Democratas que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

  • Em ofício enviado em setembro deste ano, o Executivo garantiu que não há alunos surdos matriculados na Rede Municipal neste ano letivo; apenas estudantes com deficiência auditiva. Com isso, questionamos: quantos alunos se enquadram neste perfil, em quais escolas e qual o acompanhamento que os mesmos recebem durante o período escolar.
  • Afora o ambiente escolar, temos um levantamento atualizado do número de pessoas surdas no município de Guaíba? E com deficiência auditiva?
  • No momento, quais locais públicos de nosso município temos Interpretes para atendimento destas pessoas?
  • Qual o número de Intérpretes que são atuantes em Guaíba?

 

Justificativa:

Entendemos que a comunicação é um fator fundamental para o ser humano e LIBRAS é uma ferramenta que possibilita a interação dos surdos e das pessoas com grave deficiência auditiva. O acompanhamento deve ocorrer desde a primeira infância, caso seja constada de forma precoce. Conforme o Executivo, atualmente não há casos na rede municipal. Entretanto, é importante que o Município esteja preparado para quando haja demanda. Além disso, é importante discutirmos sobre a importância dos intérpretes em prédios públicos da Cidade.

Lembrando que esses intérpretes de língua de sinais surgiram devido a necessidade da comunidade surda de possuir um profissional que auxiliasse no processo de comunicação com as pessoas ouvintes. Inicialmente, a atuação era informal, ou seja, pais ou membros da família das pessoas surdas faziam essa função. Entretanto, para que isso ocorresse de modo formal foi necessário que a Língua Brasileira de Sinais fosse oficializada.

Nosso Município já teve avanços, mas é importante que este tema esteja sempre em amplo debate, para que continuemos em busca de uma cidade mais inclusiva.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 18/10/2018 ás 12:48:33.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação ab8d8f8c3e11e64fc844db584b948742.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 60769.