Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 505/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 02/10/2018

O vereador que ao final subscreve, solicita a Mesa Diretora que após os tramites regimentais, envie correspondência ao Executivo Municipal para que através da Secretaria competente, responda o que segue:

1 – Os pacientes do Pronto Atendimento Dr. Solon Tavares que realizam exames de urgência no Hospital da Unimed, são avisados que podem retirar posteriormente seus exames na central de retiradas de exames da Unimed?

2 – Qual a possibilidade de que esta informação seja passada aos pacientes e que seja colocado um informativo nas salas de espera ou em locais visíveis?

3 – Quais são os tipos de exames que são realizados para pacientes do Pronto Atendimento no Hospital da Unimed?

4 – Qual a média mensal de exames realizados no Hospital da Unimed e o custo com os mesmos?

  

Justificativa:

Normalmente pacientes que estão em atendimento no Pronto Atendimento, após o médico identificar que são necessários exames como tomografia, ressonância magnética, entre outros, este paciente é deslocado de ambulância até o hospital da Unimed para realização e logo após retorna ao PA para que seja avaliado novamente, de acordo com o exame feito, porém sabemos o quanto é importante que um exame de imagem seja guardado para avaliações futuras, principalmente quando alguma alteração foi identificada.

No atendimento do PA o paciente esta ali porque precisa de um atendimento imediato, mas dependendo do caso, principalmente quando estes exames apresentam alterações, a pessoa posteriormente precisara procurar um médico especialista para tratamento, e é normal que os médicos solicitem exames anteriores para comparação. Exemplo: suponha que aparece uma pequena mancha no exame de Rx de Tórax. Quando surgiu essa mancha? Se você tem um exame antigo para comparar podemos determinar se a lesão é antiga ou recente. Algumas vezes conseguimos abrir mão de exames mais sofisticados simplesmente tento uma radiografia anterior para comparar.

A informação de que o paciente pode retirar os exames que ele realizou fora do Pronto Atendimento é muito importante, pois, muitos dos que ali são atendidos não tem condições de realizar exames mais sofisticados ou até mesmo estes que foram feitos, como falado no exemplo citado.

Faço este requerimento por saber que os exames realizados na Unimed eram todos impressos e deixados disponíveis para que os pacientes retirassem, porém, hoje é necessário que os pacientes solicitem seus exames na central de retiradas da Unimed, para que, com data agendada possa retirar. Segundo informações de uma funcionaria, não ficam mais disponíveis sem solicitação porque o desperdício era grande e a maioria ia fora por falta de retirada. Se de fato a maioria dos exames ia fora, acredito que é por falta de informações passadas ao paciente, referente a poder retirar e como.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 27/09/2018 ás 14:28:17.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação c72d88948ccf15fcbee15b7076595401.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 59811.