Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 481/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 25/09/2018

O Vereador que abaixo subscreve solicita a Mesa Diretora que após os tramites regimentais, envie correspondência ao Executivo Municipal para que através da Secretaria competente, responda o que segue: 

01- Qual a cota mensal de exames de analises clinicas o município disponibiliza através dos laboratórios credenciados?

02 - Por qual motivo não estão mais sendo realizados exames pelo laboratório Laifer?

03 - A quantidade que o laboratório Laifer estava autorizado a realizar mensalmente foi dividida entre os laboratórios Unilab e Bolek?

04 - Existe algum estudo para que se melhore a situação devido ao prazo que está levando para se conseguir realizar exames nos únicos dois laboratórios que ainda estão credenciados a realizar?

05 - Exames realizados no Pronto Atendimento Dr. Solon Tavares, considerados de urgência, também ocupam desta cota mensal ou para estes casos o laboratório é outro? Qual o processo quando se trata da realização de exames de urgência no PA principalmente a noite, finais de semana e feriados?

06 - Qual o valor gasto nos últimos seis meses com cada credenciado com exames de analises clinicas?

07 - Qual a possibilidade de aumentar a cota de exames para que este tempo de espera seja reduzido?  

Justificativa:

Nos últimos dias tenho ouvido diversos relatos de pessoas que se deslocam até os laboratórios que estão credenciados e para o qual são destinados a realizar seus exames para fazer o agendamento, mas o prazo esta na média de dois a três meses, e sabemos o quanto é importante para um tratamento ou a identificação precoce de doenças, que tenhamos o mais breve possível os exames prontos, além do prazo que os pacientes precisam aguardar para realizar, tem mais o tempo de espera para o resultado e o tempo de espera para consulta médica, então lá se vão alguns meses que podem fazer muita diferença na vida de uma pessoa quando se trata de saúde.

Minha preocupação com esta situação é para que possa ser analisada alguma forma de melhorar estes prazos para que a população não saia prejudicada, e mais do que isso, estamos falando em tratamento de saúde, ou seja, estamos falando de vidas.

Com um credenciado a menos com certeza a demanda nos outros aumenta, e com isso, o tempo de espera acaba se alongando ainda mais. Preocupo-me em saber se a quantidade que o laboratório Laifer costumava atender mensalmente foi repassada aos que continuam credenciados a realizar exames pelo SUS ou se simplesmente deixou de atender e a cota de exames diminuiu, pois esta seria uma perca bem significativa a população guaibense que muito vem lutando por melhorias na saúde.

Também sugiro que seja analisada a possibilidade de que se aumente a cota de exames, sabemos que isso irá gerar custo, porém o pequeno comparado a necessidade da população.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JOSEANE DA SILVA ALVES em 18/09/2018 ás 18:26:30.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 1a0ceec45c3d60163299ed18e9e995e4.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 59455.