Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 422/2018 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Arilene Pereira PDT 28/08/2018

O Vereador que este subscreve, requer à Mesa Diretora a concessão de uma Homenagem, por meio de uma Sessão Solene e entrega de placa alusiva para as Irmãs de São Jose, pelos 50 (cinquenta) anos de trabalho e atividades no Município de Guaíba.

 Justificativa

O sonho de contribuir com a transformação da humanidade há 50  anos levou um grupo onde religiosas a cruzar o Lago Guaíba para uma missão desafiadora. Motivadas por Dom Ivo Lorschaiter, as Irmãs de São José decidiram compartilhar com o povo de Guaíba a esperança, o exercício da cidadania, a partilha dos saberes e o desenvolvimento humano com fé daquelas que acreditam que um mundo solidário e possível.

Um dos objetivos motivadores da missão era melhorar as relações e provocar uma transformação, com atitudes pacificadoras. A primeira comunidade religiosa instalada ao lado da Igreja  Nossa Senhora do Livramento iniciou o trabalho com a compreensão de que não deveria ser um agente externo que impõe conceitos, normas, procedimento e atitudes. Mas, utilizando de princípios educacionais, pedagógicos e evangelizadores decidiu não fazer projetos para o povo de Guaíba, mas construir com a comunidade ações inovadoras.

Em 1981 passaram a  morar no loteamento Bom Fim, desprovido de meios de transporte e infraestrutura básica. Iniciam assim, a luta por melhorias, estimulando o povo para tais conquistas.

Foram muitas ações empreendedoras como assessoria e articulação das Comunidades de fé, projetos Fornos Comunitários, Manutenção da Vida e da Saúde, o PROJARI e a Romaria das Capelinhas. Tudo feito com dedicação intensa, engajamento de muitas lideranças comunitárias, visando a transformação social como algo conquistado e compartilhado como um grande sonho coletivo.

Nestes 50 anos, passaram por Guaíba, 32 Irmãs, das quais 13 são falecidas.  Hoje são três Irmãs na comunidade religiosa, que fazem parte da direção do PROJARI e cada uma tem seu lema de vida. Angela Maria Ribas – “Eu te escolhi. Vai e produza frutos”; Laura Gavazzoni – “Escolher cada dia o que um dia a gente escolheu”; Nilva Dal Bello – “Consumir-se iluminando”.

Com um estilo de vida simples, alegre e acolhedor, partilham seu jeito de ser e de viver a opção de consagradas. Procuram integrar a missão composta da Igreja local, formando lideranças para atuarem nas diversas pastorais.

Os 50 anos de presença das Irmãs de São José em Guaíba deve ser celebrado como um grande hino de louvor de “vidas a serviço da vida, em unidade de sonhos e na diversidade de dons de milhares de colaboradores”.

Diante do exposto, queremos registrar os nossos mais fervorosos e merecidos agradecimentos a todas as Irmãs São Jose que contribuíram na construção de um mundo mais justo e solidaria, onde cada pessoa seja reconhecida em sua dignidade de filho e de filha de Deus.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por DANILO JOAO COSTANTIN em 22/08/2018 ás 14:54:06.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação a68c0aab882fc473d1735bbc224e8754.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 58352.